Livro produzido por alunos da rede é lançado na Ufba

05 de dez de 2006 - dev

Foi lançado no dia 4 de dezembro, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o livro “Salvador a Cidade e o Tempo”. A produção, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e Cultura com a Via Magia, é um complemento das Enciclopédias da Cidade Salvador, que tem como objetivo levar a comunidade e aos estudantes a valorizar sua produção cultural.

A publicação textual foi produzida em conjunto por professores e estudantes da rede municipal de ensino. O livro reúne diferentes gêneros de texto, desenhos, colagens e maquetes desenvolvidos por 2.188 alunos e 87 professores de 37 escolas da rede, que deixaram suas marcas registradas nas 238 páginas do “Salvador a Cidade e o Tempo”.

“O livro Salvador a Cidade e o Tempo é um verdadeiro tesouro para educadores, educandos e para a sociedade. Esta publicação traz não somente a sistematização coletiva e criativa de saberes, vivências e pontos de vista de professores e alunos das escolas públicas municipais, mas, também representam para a escola novos caminhos e possibilidades para ressignificar suas práticas, a partir da aproximação entre currículo e cidade”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.

Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Lima, a publicação é uma maneira de reconhecer a produção cultural da cidade através dos estudantes. “Neste livro, o elemento cultural está em todas as páginas. Há problematizações candentes dos nossos grandes temas, há aproximações realistas de personagens históricos e uma sensação permanente de aventura”, ressalta.

Enciclopédias da Cidade – Um conjunto com cinco enciclopédias digitais sobre a realidade cultural dos bairros da Liberdade, Itapuã e Federação, e de duas regiões: Península de Itapagipe e Subúrbio Ferroviário. O trabalho foi realizado em parceria com a Via Magia. Ferramentas interativas e processuais, as enciclopédias objetivam levar a comunidade a valorizar sua produção cultural, além de assumirem significado de renovação curricular para as escolas. A idéia é articular conteúdo e técnica, através de uma abordagem transdisciplinar que envolve desde conhecimentos formais à populares, fatos históricos e lendas, patrimônios materiais e imateriais, movimentos e diálogos.

As Enciclopédias da cidade Salvador estão sendo disponibilizadas em meio digital, visando impulsionar a inclusão digital nas escolas e, no formato de enciclopédias, por se tratarem de obra de síntese com capacidade de apresentar um balanço dos conhecimentos humanos. O material será distribuído para todas as escolas da rede municipal de ensino, grupos sócio-culturais e organizações de bairro.