Luislinda Valois participa de evento na Escola Municipal Barbosa Romeu

31 de jul de 2017 - Publicidade

Em um encontro com os alunos da Escola Municipal Barbosa Romeu, no bairro de São Cristovão, em Salvador, na tarde da sexta-feira (27), a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, conversou sobre sua experiência de vida e a importância da vida escolar para a formação dos jovens. A palestra ocorreu justamente na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana, celebrado na última quarta (25).

O encontro fez parte do projeto pedagógico realizado na unidade escolar intitulado “Perspectivas para o ensino médio: transição tranquila e consciente” e contou com a presença de cerca de 80 alunos do 7º ao 9º ano.

Na avaliação do gerente Regional de Educação de Itapuã, Mateus Reis, eventos como esse fortalecem a consciência da importância da educação para os jovens. “São nesses encontros, com exemplos reais de lutas e conquistas, como o da ministra Luislinda, que é possível motivar nossos alunos na vida escolar. Ela fortaleceu ainda mais o nosso discurso constante de que a educação é o principal meio para transformação social”, disse Mateus.

Palestra_ A ministra compartilhou na palestra a sua trajetória de vida, dificuldades e conquistas encontradas ao longo do tempo, salientando aos alunos a importância da educação em todo o processo.

“Nós somos pretos, pobres e da periferia, e não precisamos de esmolas, e sim de oportunidades”, disse a ministra reforçando a “falta de oportunidade para o povo negro demonstrar o seu potencial”.

Durante o bate papo, a atual ministra, que também foi a primeira juíza negra do país e desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, presenteou Adson Pereira, aluno do 8º ano, com o seu livro ‘O negro no século XXI’. “Essa palestra foi um momento de muita importância e aprendizado com o exemplo da ministra”, comentou Adson.

Ao final do encontro, os alunos receberam exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cartilha dos Direitos Humanos e Estatuto da Igualdade Racial.

Fonte: GRE Itapuã