Maestro destaca força social da música durante o Educação em Pauta

04 de nov de 2010 - dev

Histórias, experiências de vida e exemplos de superação foram compartilhadas com mais 400 estudantes e educadores da Rede Pública Municipal de Ensino, durante a palestra ministrada pelo maestro João Carlos Martins na 12º Edição do Programa Educação Em Pauta, realizada na tarde desta quarta-feira (04).

Entre os temas abordados, frustrações, dificuldades pessoal e profissional nortearam o encontro promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura Esporte e Lazer (Secult).

Meninos e meninas do 1º ao 5º ano de escolarização, estudantes da Educação de Jovens e Adultos e do Projeto Sinaleiras, participaram de um bate-papo descontraído durante o encontro, que foi o último do projeto em 2010.

O evento teve como objetivo promover o enriquecimento cultural dos espectadores e, ao mesmo tempo, sugerir uma reflexão sobre possíveis adversidades no trabalho, nas relações pessoais e na vida.

Segundo o maestro, a importância de falar para crianças e adultos que estudam em escolas públicas está, principalmente, em mostrar a força da música como instrumento de formação pessoal e profissional.

“Acho bárbaro que iniciativas como esta existam e que se promova o interesse pela música. Em países da Ásia, por exemplo, a música supera os esportes como segmento de inclusão social. No Brasil, já fiz inúmeros concertos para crianças e percebo que elas realmente gostam e se interessam”, destacou Martins.

Na abertura do evento, o sub-secretário da Secult, Eliezer Cruz, explicou a importância da presença do maestro. “Educar é transformar o ser humano e teremos hoje a oportunidade de conhecer um exemplo em transformação e superação. O projeto Educação Em Pauta nunca esteve tão bem representado”, pontuou.

A estudante do Projeto Sinaleiras, Tainá dos Santos, de 15 anos, se encantou com tudo que ouviu do maestro. “Percebi que ao longo da vida é possível recuperar qualquer tipo de problema ou trauma. E as pessoas para chegarem até onde desejam passam por muitas barreiras”, disse a aluna reforçando que todos podem conseguir.

Palestra – Os exemplos de superação na vida do maestro João Carlos Martins começaram na sua própria casa, quando seu pai, também maestro e seu grande inspirador, teve sua mão decepada e conseguindo superar todos os transtornos causados. João, com oitos anos, começou suas primeiras aulas de piano, aos 13 anos lançou a carreira no Brasil e aos 18 estourou no mundo.

“Parecia à vida dos sonhos, tudo dava certo e eu levava o nome do Brasil para o exterior. Aos 28 anos uma pedra atrapalhou meu caminho quando jogava bola em Nova York, tive minha vida musical mais uma vez interrompida por uns longos meses”, contou.

Após explanar sobre a sua carreira como pianista, interrompida por diversas vezes por acidentes, doenças e outras adversidades que lhe comprometeram os movimentos das mãos, impedindo-o de tocar, João Carlos Martins mostrou que persistência e força de vontade são a receita para superar limitações e conquistar objetivos.

O maestro ressaltou que um dos minutos mais emocionantes de toda sua carreira foi durante um concerto nos Estados Unidos e uma pessoa da platéia levantou a bandeira do Brasil. “Agradeci a Deus por ser brasileiro. Através do caminho da música e de situações reais de superação transmito para as pessoas, influenciando e formando não só uma pessoa que gosta de musica, mas sim formando o cidadão” finalizou.

Em momentos alternados, o maestro sentou ao piano e tocou quatro músicas que foram atentamente ouvidas e bastante aplaudidas pelo público: Luisa, de Tom Jobim, o Hino Nacional Brasileiro, uma sinfonia de J.S. Bach e My Way (famosa na voz de Frank Sinatra) na qual foi acompanhada pelo cantor lírico Jean Willian, membro da Fundação Bachiana Filarmônica, projeto de música clássica mantido e regido pelo maestro Martins e formado pelas orquestras Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem.

Rogério Moraes, professor de música do Centro Municipal de Educação Infantil Eloyna Barradas, se emocionou ao lado do maestro. “Para quem participou foi, realmente, uma oportunidade única trazida pela Secult e que proporcionou mais cultura e conhecimento para os estudantes e corpo docente da rede municipal de ensino” finalizou.