Mais 182 escolas municipais serão reformadas

15 de ago de 2011 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) está realizando um chamamento público para contratação de empresas de engenharia para a reforma emergencial de 152 escolas da rede municipal de ensino. A ação faz parte do Plano de Recuperação da Estrutura Física das Escolas Municipais.

As empresas interessadas devem se inscrever no site www.compras.salvador.ba.gov.br, de 15 e 19 de agosto, e as que atenderem as condições mínimas estipuladas no Instrumento Convocatório, também disponível no site, serão escolhidas para realizar as reformas, que estão divididas em 11 lotes.

Para realizar o chamamento público, o titular da Secult, João Carlos Bacelar, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para a execução imediata das obras.

Além dessas 152 unidades, 30 serão reformadas por meio de licitações, que já estão em andamento, e outras 88 já passam por intervenções.

Os recursos necessários para a execução das obras já foram garantidos pelo prefeito João Henrique Carneiro. Este ano, serão destinados R$ 80 milhões para ações de reforma, manutenção e novas edificações.

PLANO – Bacelar realizou, no início da sua gestão, um levantamento para diagnosticar a situação das escolas da capital baiana. Com o resultado desse levantamento foi possível verificar as necessidades de cada unidade e fazer um plano que contemplasse todas as escolas da rede municipal.

Este ano, sete unidades já foram completamente reestruturadas e entregues a população, sendo que duas, a Escola Mirantes de Periperi e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fruto do Amanhã, em Bom Juá, serão reinauguradas ainda esta semana, na quarta-feira (17) e sexta-feira (19), respectivamente. Outras duas novas unidades, na Estrada Velha do Aeroporto e Sussuarana, também foram entregues neste mês de agosto.

“A reestruturação das escolas é um dos caminhos para melhorar a qualidade da educação em Salvador e é prioridade do prefeito João Henrique. Uma infraestrutura adequada faz parte do processo educacional e estamos trabalhando para reformar todas as unidades de ensino”, destacou o secretário.