Mais Cidadania, Mais Tecnologia – Confira o balanço da Matrícula Informatizada Social 2007

19 de jan de 2007 - dev

Pedro Castro Filho

No dia 23 de janeiro, finda o prazo para a matrícula na rede municipal de ensino. Nos dias 22 e 23 de janeiro serão realizadas as matrículas do telecurso. Entretanto, nas escolas onde houver vagas, as inscrições ainda serão aceitas. Já foram matriculados 158.430 alunos. Deste total, 29.763 são alunos novos. Ainda restam 27.282 vagas. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura aumentou em 50% a oferta de vagas para estudantes novos com relação ao ano letivo de 2005.

Com a informatização do processo de matrícula, os pais ou responsáveis pelos novos alunos gastaram, em média, 15 minutos para efetuar a inscrição de seus filhos em uma das 365 escolas da rede municipal de ensino. E os responsáveis pelos alunos efetuaram a matrícula em qualquer escola da rede municipal. Por exemplo, se um aluno desejasse estudar em uma escola em Periperi, o responsável podia se dirigir a uma unidade da rede de qualquer bairro da cidade. Caso existisse vaga na unidade escolhida pelo responsável, a matrícula era efetuada.

Uma novidade da matrícula 2007 foi a contratação dos estudantes do Projovem e dos alunos do Programa de Inclusão Sócio Digital. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, esta é uma maneira de aperfeiçoar e de colocar em prática o que os alunos do Projovem aprenderam durante o ano.

Este ano, ocorreram diversas ações nas escolas paralelas a matrícula. As pessoas presentes aos colégios municipais tiveram acesso a uma série de iniciativas de cunho social, como, por exemplo, informações sobre inscrições para o Programa Bolsa Família. Esta ação foi realizada através de uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social. Também foi divulgado o Programa Sentinela, que visa a proteção de crianças vítimas de violência. Diversas escolas desenvolveram ainda atividades culturais, profissionalizantes e esportivas, através do Programa Escola Aberta.

Ainda ocorreram nas escolas palestras sobre alimentação saudável e distribuição de panfletos sobre o tema. “Um dos grandes desafios da educação pública é trazer a família às escolas. Esta ação procura sensibilizar os pais visando uma maior aproximação com os colégios de seus filhos desde o momento da matrícula”; aponta o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.

No dia 19 de janeiro, o secretário e os coordenadores de matrícula Cláudio Silva e Eliana Marback realizaram pronunciamentos de agradecimentos aos jovens que trabalharam no processo de matrícula. O encontro aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da SMEC (Pituba).