Mais Cidadania, Mais Tecnologia -Tem início a matrícula dos novos alunos

05 de jan de 2007 - dev

Até o dia 12 de janeiro, já haviam sido matriculados 143.173 alunos, sendo 124.306 alunos que já estudam no sistema municipal de ensino e 18.867 novos alunos. O processo de matrícula segue até o dia 23 de janeiro. Estão disponíveis para o ano letivo de 2007, cerca de 55 mil novas vagas da Educação Infantil à 8ª série do Ensino Fundamental. Este ano, ocorrerá uma série de ações nas escolas paralelas a matrícula. As pessoas presentes às escolas terão acesso a uma série de iniciativas de cunho social, como, por exemplo, informações sobre inscrições para o Programa Bolsa Família. Esta ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social. Também será divulgado o Programa Sentinela, que visa a proteção de crianças vítimas de violência. Ainda ocorrerão nas escolas palestras sobre alimentação saudável e distribuição de panfletos sobre o tema.

E o Programa Escola Aberta estará funcionando em colégios da rede municipal nos dias 9, 10 e 15 de janeiro. O processo de matrícula finda no dia 23 de janeiro. Através do Programa Escola Aberta, unidades da rede municipal de ensino abrem suas portas às comunidades nos finais de semana, onde são desenvolvidas oficinas profissionalizantes, atividades artísticas e esportivas. Durante a matrícula, será realizada uma exposição dos trabalhos artesanais confeccionados durante o programa; oficinas de panificação e culinária; exibição de filmes e atividades esportivas.

Ente os dias 26 e 29 de dezembro foi efetuado o processo de renovação das matrículas dos alunos da rede; entre 03 e 04 de janeiro as transferências e entre 05 e 08 de janeiro as matrículas dos alunos das escolas comunitárias. Entre 09 e 12 de janeiro, serão realizadas as matrículas de Educação Infantil e 1ª série; entre 15 a 17 de janeiro 2ª a 4ª séries; entre 18 e 19 de janeiro 5ª a 8ª séries, e nos dias 22 e 23 de janeiro serão efetuadas as inscrições para os alunos do Telecurso.

Os candidatos a vagas na rede municipal de ensino deverão apresentar no ato da matrícula cópias da certidão do registro civil ou da cédula de identidade, com os respectivos originais. O histórico escolar será obrigatório para os alunos da 3ª a 8ª séries.

Matrícula Informatizada Social

A Matrícula Informatizada Social, iniciada em 2006, devolveu a dignidade aos pais e responsáveis pelos novos alunos do sistema municipal de ensino. Até 2005, eram comuns as enormes filas que varavam as madrugadas nas portas das escolas. Com a informatização do processo, em 2006 os pais gastaram, em média, 15 minutos para inscreverem seus filhos nas escolas da rede municipal. E os responsáveis pelos alunos podem efetuar a matricula em qualquer escola da rede municipal. Por exemplo, se um aluno deseja estudar em uma escola em Periperi, o responsável pode se dirigir a uma unidade da rede de qualquer bairro da cidade. Caso haja vaga na unidade escolhida pelo responsável, a matrícula será efetuada.

Outra novidade da matrícula 2007 é a contratação dos estudantes do Projovem e dos alunos do Programa de Inclusão Sócio Digital. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, esta é uma maneira de aperfeiçoar e de colocar em prática o que os alunos do Projovem aprenderam durante o ano. “Inserir os jovens no mercado de trabalho é um dos objetivos da Prefeitura. E não poderia ser diferente, porque o Projovem está sob nossa responsabilidade. Então, ao mesmo tempo em que ensina, profissionaliza e oportuniza o primeiro emprego”, ressalta.