Mais de 1.100 alunos participam do Surf Eco Festival

30 de ago de 2012 - dev

Cerca de 60 alunos, entre 9 e 12 anos, do 4º e 5º ano da Escola Municipal Male Debalê (Itapuã) assistiram, na manhã desta quinta-feira (30), palestras sobre proteção do meio ambiente aquático, das florestas e animais durante o Surf Eco Festival. O evento – que acontece até este sábado (1º), na praia de Jaguaribe – está em sua quinta edição e conta com a participação de 300 atletas brasileiros internacionais para as etapas decisivas da temporada sul-americana da Association of Surfing Professionals (Associação de Surfistas Proficionais, em português).

Ainda no evento, as crianças plantaram sementes de jenipapo, disputaram um jogo sobre prevenção da diabetes e ainda participaram de uma oficina de construção de brinquedos de material reciclado. “A presença dos alunos na competição é mais uma forma de proporcionar a vivência dos conteúdos trabalhados em sala de aula, como preservação do meio ambiente, reciclagem, malefício das drogas, dentre outros, sendo abordado de maneira lúdica e prática”, afirma a professora Tatiana Souza, do 4º ano. “As atividades foram muito legais e aprendi ainda mais sobre o meio ambiente e sua preservação”, completa o aluno Gabriel Santana, 12 anos, 5º ano.

Unindo surf, preservação ambiental e ação social, as atividades fazem parte do Programa Socioambiental que reúne coleta seletiva, exposição de animais taxidermizados, palestras, exibição de filmes e atividades que juntam arte e preservação da biodiversidade. Ao todo, 1.150 alunos de 6 a 12 anos, de 23 escolas municipais, participarão da competição com o objetivo de vivenciar atividades socioeducativas interdisciplinares, associadas à prática esportivas com meio ambiente, saúde, prevenção de acidentes e o lazer.

As unidades escolares municipais participantes são Malê Debalê, Juiz Oscar Mesquita (São Cristóvão), Nova do Bairro da Paz (Bairro da Paz), Jandira Dantas Costa (Palestina), Célia Nogueira (Mussurunga), Anjos de Rua (Piatã), Professora Irene da Silva Costa Santos (Jardim Nova Esperança), Recanto do Sol (Fazenda Grande), União Caridade e Abrigo (Boca do Rio), João Ferreira (Vila Canária), Allan Kardec de Pirajá (Pau da Lima), Artur de Sales (Santa Cruz), Irmã Elisa Maria (Nova Brasília), Centro de Educação Comunitária Joaquim Santos (Boca do Rio), Milton Santos (Valéria), do Pescador (Itapuã), Padre Confa (Costa Azul), Castelo Branco, Francisco Leite (Águas Claras), Nossa Senhora da Boa Fé (Pero Vaz), Sônia Cavalcanti, Beatriz Farias, Ricardo Pereira (todas de Cajazeiras).