Mais de 2 mil professores participam de encontro

09 de jul de 2009 - dev

O encontro de professores do programa Cidade Educadora reuniu mais de 2 mil profissionais de educação no teatro Yemanjá do Centro de Convenções, hoje (dia 09), para ouvir as experiências e resultados do programa implantado na rede em 2008 e ampliado este ano para atender a mais de 90 mil alunos do Ensino Fundamental.

O evento começou com a palestra do escritor José Ricardo Moreira, autor das histórias da Coleção Cidade Educadora, que falou sobre a importância de formar alunos leitores para uma educação de qualidade e resultados na formação de grandes cidadãos. Ele elogiou a iniciativa da Prefeitura de Salvador e comemorou o resultado do programa que, segundo depoimentos dos professores envolvidos, já começa a transformar a realidade das escolas do município.

A diretora do Centro Pedagógico da Aymará Edições e Tecnologia, Marta Morais da Costa, falou sobre os contação de histórias, o professor como contador e deu exemplos de como envolver as crianças em “uma boa história”. Segundo ela, os professores da rede municipal de Salvador estão entusiasmados com o programa e destacou a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Liberdade pela criação do grupo de Contadores de História. Marta Morais é doutora em Literatura Brasileira pela USP.

O secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Soares, abriu o evento com duas novidades para os professores e diretores. A primeira foi o anúncio de que todas as escolas passarão a contar com internet banda larga, uma parceria da Oi com o município. A segunda é que já na próxima semana mais 181 laboratórios de informática serão implantados na rede. Carlos Soares garantiu que a meta é implantar laboratório em todas as escolas. O encontro termina no final da tard,e com a palestra do jornalista Gilberto Dimenstein.