Mais de 4.500 alunos-atletas participam dos Jogos Estudantis Municipais

22 de nov de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) realizou no dia 21 de novembro a abertura dos Jogos Estudantis Municipais, que vão até 9 de dezembro. A competição reúne cerca de 4.500 alunos-atletas de 47 escolas municipais, que estão divididos em seis modalidades esportivas: futsal, handebol, vôlei, atletismo, natação, xadrez e capoeira. O evento contou com a presença do subsecretário municipal da Educação e Cultura, Weslen Moreira.

Além das escolas, participam do campeonato quatro instituições conveniadas com a SMEC, que trabalham com portadores de deficiência (APAE, APADA, Instituto dos Cegos e Instituto Guanabara). A abertura dos jogos aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, localizado no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, onde se realizou as competições de futsal, handball, vôlei, xadrez e capoeira. Já as modalidades de natação e atletismo acontecerão no dia 6 de dezembro no Complexo Esportivo de Pituaçu.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o objetivo é promover o desenvolvimento da Educação Física, do esporte e da recreação, garantindo o direito constitucional ao lazer e à prática esportiva de qualidade. “A SMEC está promovendo uma ampla mobilização da comunidade escolar em torno da formação integral dos estudantes. Isto se dá com a segunda edição dos jogos municipais regionalizados”, afirma.

Para o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Weslen Moreira, os Jogos Municipais fazem parte da culminância de um trabalho de fortalecimento do esporte na rede municipal de ensino. Ele acredita que o esporte cria valores, como respeito à ordem e às regras. Além de ensinar os estudantes a trabalharem em equipe. “Na vida cotidiana, trabalho em equipe e respeito às regras são essenciais no mercado de trabalho. Sem estas característica o profissional é bastante prejudicado”, ressalta.

A realização do campeonato faz parte de uma série de ações da SMEC para o resgate do esporte nas escolas, como a assinatura do convênio com o Ministério do Esporte, que liberou R$ 3 milhões para a ampliação do número de quadras poliesportivas na rede municipal de ensino. Através desta parceria, serão construídas mais 22 quadras poliesportivas nas unidades da rede municipal de ensino. Atualmente, somente 30 colégios municipais contam com espaços esportivos.

Antes da realização dos jogos municipais, a secretaria promoveu diversas atividades esportivas, como o Campeonato de Xadrez que reuniu, em setembro, 144 estudantes de 18 escolas da rede municipal de ensino. Em julho, a rede realizou os Jogos Municipais Regionalizados, com 12.823 alunos da 5ª à 8ª série de 12 escolas da rede municipal, nas seguintes modalidades: futsal, vôlei e handball.