Mais de 80 oficinas na Jornada Pedagógica 2009

29 de jan de 2009 - dev

“Por que contar história?” será tema de um dos minicursos promovidos durante a Jornada Pedagógica 2009 da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), de 3 a 6 de fevereiro. A psicóloga e consultora pedagógica Silvia Teles garante que as histórias acionam processos afetivos, cognitivos e linguístico no ser humano mas, segundo ela, “é importante que o contador de história perceba que é necessário evidenciar estes efeitos”.

São as idéias e técnicas de contar história que professores da rede municipal conhecerão nos dias 3 e 4, no Hotel Pestana e no Centro de Convenções da Bahia, respectivamente. No primeiro dia (3), serão realizados 15 minicursos entre os quais “Educação Ambiental” e “A Violência Contemporânea e seus Reflexos no Cotidiano Escolar”.

O evento está sendo organizado para mais de 6 (seis) mil profissionais da educação. Nos dois primeiros dias (3 e 4), acontecerão mais de 80 oficinas. A aula inaugural que traz o tema “Educação dos Sentidos” será ministrada pelo professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp), Rubem Alves, que também é teólogo, psicanalista, escritor e doutor em Filosofia, dia 3 (terça-feira), a partir das 10 horas.

Nos dias 5 e 6, os encontros serão nas respectivas unidades de ensino, quando os educadores estarão envolvidos na elaboração de planejamento anual e organização das escolas para a chegada dos estudantes.