Mais de mil jovens já estão matriculados ProJovem

15 de jul de 2008 - dev

Mais de 30 cidades de todo país deram início em junho às inscrições do ProJovem Urbano. O novo programa visa atender jovens de 18 a 29 anos, oferecendo-lhes a conclusão do ensino fundamental e formação profissional em quatro segmentos: Construção e Reparos; Turismo e Hospitalidade; Telemática; e Vestuário.

Em Salvador, as matrículas foram iniciadas no dia 7 de julho e, em apenas uma semana, já conta com mais de 1 mil jovens matriculados para participarem do programa realizado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), nas escolas do município.

As inscrições estão sendo feitas através da ficha de cadastro disponível nos postos de matrículas (escolas). Até o final desta semana, o sistema para cadastro on-line será disponibilizado.

Estações Juventude

Os estudantes matriculados são divididos em três Estações Juventude (XIV, XV e XVI), que englobam oito escolas cada. As estações funcionam como um espaço de referência para os alunos do ProJovem. É um local de encontro, busca de informações, orientações e estudo. Servem ainda, para o desenvolvimento de atividades em grupo e realizações de eventos culturais, entre outras ações que favorecem o processo formativo, a expressão cultural e a participação cidadã.

A reinclusão no ambiente escolar tem como principal objetivo resgatar a auto-estima dos jovens e oferecer uma oportunidade de desenvolvimento profissional para que, através da conquista de uma vaga no mercado de trabalho, possam resgatar a dignidade.

O incentivo para a busca de um futuro melhor não vem somente através do estímulo aos estudos, mas também pela descoberta de talentos, como comprova o grupo de 11 jovens – alunos e ex-alunos do ProJovem – que participam das oficinas de teatro das Estações Juventude XIV, XV e XVI de Salvador. Comandando as aulas, o ator e professor de teatro Cristóvão Silva, criou, junto com os estudantes, três peças. Para o professor, a dificuldade de aprendizado dos jovens é retrato do pouco estudo. “Encontrei alunos que não sabiam ler e escrever e tive que ser pai, professor e cidadão. Fiz os jovens entenderem a importância da responsabilidade, pontualidade e disciplina, para depois partir para o teatro”, explicou Silva.

Jucimar Alves é um jovem marcado pela vida e abandonou os estudos para ajudar sua mãe no trabalho e sustentar os quatro irmãos menores. Hoje, com 20 anos, faz parte da Oficina de Teatro do ProJovem e percebe que começou a mudar de vida no momento em que conheceu o teatro. “A responsabilidade, as amizades que conquistamos, junto com a confiança e o respeito, é tudo que precisamos para resgatar o que estava perdido”, comenta.
As inscrições estão abertas até o final de julho, com 7,2 mil vagas disponíveis para os jovens de Salvador.