Mais de sete mil alunos beneficiados com as oficinas de arte

31 de jul de 2012 - dev

Cerca de 200 alunos, de 6 a 14 anos, da Escola Municipal João Batista, na Vasco da Gama, tiveram uma terça-feira (31) diferente do cotidiano das salas de aula, com atividades de dança, teatro, artes visuais, literatura, jogos e brincadeiras. O evento faz parte do projeto “Mário Gusmão vai às escolas”, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio do Centro Municipal de Cultura, Arte e Educação Mário Gusmão (Ceart).

De acordo com a diretora do Ceart, Maria Anunciação Sá, a ação tem como objetivo proporcionar aos alunos um aprendizado através da arte, incentivando que os próprios professores incentivem a prática de atividades artísticas dentro de sala de aula no seu dia-a-dia. “Temos depoimentos de professores dizendo que os alunos ficam mais empolgados para desenvolver as atividades oferecidas nas salas de aula, após a apresentação de nossos arte-educadores na escola e sua participação nas oficinas oferecidas no dia da visita do projeto”, explica.

Segundo o diretor da Escola Municipal João Batista, Luiz Carlos Macedo, o projeto ajuda a melhorar a autoestima dos alunos, a socialização e integração das crianças e dos professores, além de despertar outros potenciais, assim como o gosto pela leitura e melhora na escrita. “Eu gosto muito da aula, temos que usar a nossa criatividade, incentiva a darmos outro rumo na nossa vida, como aprender teatro, a tocar, a cantar”, completa a aluna do 5º ano, Iasmin Silva Santos, 10 anos.

Criado em 2010, o projeto já atendeu, somente neste ano, mais de sete mil alunos da rede municipal de ensino de dez escolas: Anita Barbuda (Nordeste de Amaralina), Casa da Amizade (Ondina), Engenho Velho da Federação, Neusa Nery (Santa Cruz), Osvaldo Cruz (Rio Vermelho), Santo André (Vale das Pedrinhas), Teodoro Sampaio (Santa Cruz), Luiza Mahim (Armação), Padre Confa (Costa Azul), além da João Batista, na Vasco. “A novidade neste ano é que, além das 38 escolas que integram a Coordenadoria Regional Escolar (CRE) – Orla, outras também serão beneficiadas”, ressalta diretora do Ceart.

As próximas escolas municipais a serem contempladas com o “Mário Gusmão vai às escolas” serão São Domingos Sávio (Ondina) na quinta-feira (2), Zulmira Torres (Nordeste de Amaralina) na terça-feira (7), e Senhora Santana (Rio Vermelho) na quinta-feira (9).

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – Além dos alunos, o Ceart também desenvolve curso de formação de professores da rede municipal de ensino em vivência artística para que possam ser desenvolvidas em salas de aula. Uma nova turma será iniciada nesta sexta-feira (3) e a inscrição é pelo e-mail ceartmariogusmao@gmail.com até esta quinta-feira (2). É necessário enviar o nome completo, a escola e o turno em que trabalha e os telefones para contato.

Serão oito encontros, a cada 15 dias, na sede do Ceart, em Amaralina. Os interessados poderão optar por dois horários: das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17 horas.