Mais de três mil alunos vão participar das Caravanas do Esporte e das Artes em Salvador

20 de out de 2016 - Jornalismo

Mais de três mil crianças e 300 professores da rede municipal de ensino vão participar dos quatro dias de atividades esportivas e artísticas das Caravanas do Esporte e das Artes, que chegam a Salvador no próximo dia 24 de outubro (segunda-feira). As atividades serão realizadas até o dia 27 de outubro na arena que será especialmente montada para a ação no Campo da Feirinha, na Boca do Rio (ao lado do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca – Imeja).

A abertura oficial do evento será na segunda-feira (24), às 16h, no espaço do Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA, campus de Ondina. O encerramento, com diplomação de professores e jovens, será na quinta-feira (27), às 17h30, na Tenda Show da Caravana, na Boca do Rio. As ações das Caravanas na capital baiana, realizadas com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e da Estácio, terão ainda atendimento em saúde preventiva para a comunidade da Boca do Rio, com tendas para medição de indicadores de peso e IMC e dicas de nutrição.

As cantoras Mariene de Castro, Clécia Queiroz, Renata Jambeiro e Luciana Oliveira, o ator Carlos Gimenez, do programa “Pijama Party” do Disney Channel, o ídolo do futebol baiano e hoje presidente do Clube Ypiranga, Emerson Ferretti, e a dupla do boxe da Bahia, Robenilson de Jesus, medalhista pan-americano, e Robson Conceição, ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 já confirmaram presença nesta etapa das Caravanas em Salvador.  Os convidados participarão voluntariamente e, além de brincar com as crianças durante o dia, estarão no sarau acústico Show da caravana, gratuito e aberto à comunidade, marcado para as 18h de terça-feira (25), na tenda dos projetos.

Direto do mundo da magia, Mickey e Pateta serão as grandes atrações do Cinema Disney Caravana e vão tirar fotos com a garotada após a exibição dos principais lançamentos da Disney.  A tenda do Cinema da Caravana será um espaço exclusivo para crianças durante o dia e terá duas sessões noturnas gratuitas, abertas ao público, na quarta-feira (26) e na quinta (27), a partir das 19h30, com 200 lugares por ordem de chegada.

A Liga Desportiva e Cultural da Boca do Rio cedeu o espaço do campo de futebol utilizado pelos moradores para receber as oito miniestações esportivas da Caravana do Esporte, as três tendas de linguagens artísticas da Caravana das Artes e o Cinema Disney Caravana. Alunos trazidos pelas escolas municipais da região e crianças da comunidade vão participar das atividades oferecidas em cada estação, ministradas por professores dos Institutos Esporte & Educação e Mpumalanga.

Dança, música, teatro, cinema, vôlei, basquete, tênis, futebol, lutas, brincadeiras e jogos não convencionais  são algumas das atividades oferecidas na Arena caravana, que começa a funcionar às 8h da próxima terça-feira (25).

Método e tecnologia para o esporte e a arte dentro das escolas

Na arena da Caravana do Esporte, as crianças vão experimentar as modalidades esportivas em rodízio, com método e materiais desenvolvidos pelo Instituto Esporte & Educação. Já as tendas de linguagens artísticas da Caravana das Artes serão o espaço para as crianças vivenciarem, em grupo, atividades de música e movimento, dentro da metodologia Viva com Arte, baseada em autoria, pertencimento, diálogo cultural e criatividade.

Nas oficinas de música, as crianças utilizam a voz, o corpo, objetos sonoros e instrumentos não convencionais, construídos com materiais alternativos e de fácil acesso, para aguçar a audição, a sensibilidade sonora e a criatividade. Nas atividades de movimento, o diálogo entre culturas com jogos brincantes a partir do estudo de diferentes formas de dança.

Esporte e arte nas escolas são temas de debates

Na terça-feira (25), a partir das 14h, representantes do Instituto Mpumalanga, que coordena a Caravana das Artes, gestores públicos, artistas e especialistas em arte e educação estarão  na roda de debates Arte na Escola, sobre o papel das linguagens artísticas no processo ensino-aprendizagem. A professora Beth Rangel, da Universidade Federal da Bahia, apresentará as ações do projeto Arte no Currículo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) em parceria com a Escola de Dança da UFBA.

A presidente do Instituto Mpumalanga, Adriana Saldanha, falará sobre a metodologia Viva com Arte, desenvolvida pelo Instituto e aplicada na capacitação em arte educacional dentro da Caravana das Artes e em projetos de formação continuada de professores da rede pública.

Na quinta-feira (27), a partir das 09h, a tenda das Caravanas abrirá espaço para a discussão sobre O Esporte da Escola e o Esporte da Vida das Pessoas.  Uma reflexão sobre a importância do movimento ao longo do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, que tipo de prática esportiva se quer dentro das escolas e por que as pessoas devem levar o esporte para suas vidas. O encontro terá representantes do Instituto Esporte & Educação, que coordena a Caravana do Esporte, além de pesquisadores, atletas e gestores das áreas de educação e esportes do município.

Liderança juvenil nas Caravanas

Vini Campos, Alexandra Pericão, Renata Jambeiro e Josafá Filho são os atores, músicos, escritores e contadores de histórias que estão mexendo com a cabeça dos jovens nas oficinas Jovens Autores e Jovens em Ação, da Caravana das Artes.

Leitura, escrita, cidadania e temas que preocupam a adolescência estarão em pauta na Caravana em oficinas que vão reunir estudantes do 9º ano do IMEJA e adolescentes da comunidade da Boca do Rio.

O encerramento com diplomação de professores e jovens será na quinta-feira (27), às 17h30, na Tenda Show da Caravana.

Os projetos

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são ações de responsabilidade social da ESPN e da Disney, com apoio do Unicef, e em parceria com o Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, e com o Instituto Esporte & Educação, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser.

A Caravana do Esporte tem apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínios da Mondelēz Brasil, Itaú, Rede, EDP, Instituto EDP, Abbott e Ticket, e  apoio  da Estácio. A Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura com o Instituto Mpumalanga Cultura Tecnologia e Meio Ambiente e tem patrocínios: Mondelēz Brasil, Itaú, EDP, Instituto EDP, Abbott e Ticket.

Em 11 anos, as Caravanas atenderam direta e indiretamente dois milhões e oitocentas mil crianças e adolescentes em 120 municípios de 22 estados brasileiros, e capacitaram cerca de 50 mil professores.