Mascote da Copa Municipal foi escolhida com 55% dos votos

04 de jun de 2014 - dev

Com 55% dos votos, Capinha, criação do aluno Ruan Carlos Virgens Sancho, 9º ano da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo (Brotas), foi eleita a Mascote da Copa Municipal. A ação faz parte do projeto Salvador Protege o Gol, da Secretaria Municipal da Educação (SMED), que traz como referência o Projeto Proteja o GOL, da ONG UNAIDS.

O objetivo é conscientizar a população quanto à contaminação pelo vírus HIV utilizando a analogia entre a ação dos goleiros protegendo o gol e os indivíduos protegendo o seu corpo. A ação envolveu alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º), que criaram os mascotes para a Copa Municipal. Os três finalistas foram divulgados
na semana passada no site da SMED e o vencedor foi eleito por voto popular.

Ao todo são 49 escolas de Fundamental II na rede. Cada uma escolheu um desenho que foi encaminhado à Coordenação Regional de Educação responsável pela escola (são 11). Cada regional escolheu um desenho e dos 11, a comissão julgadora escolheu os três os finalistas.

Lançamento – Na próxima segunda-feira (09), no Teatro Castro Alves, o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS), em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador e o Ministério da Saúde, lança a campanha Proteja o Gol, utilizando o poder de união do futebol para mobilizar os jovens na prevenção à AIDS.

Artistas, autoridades nacionais e mundiais e ativistas se unirão à campanha em uma solenidade que será conduzida pelo diretor executivo do UNAIDS e secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Michel Sidibé, e pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro – tendo como anfitriões o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e o Prefeito da cidade de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto.

O evento também contará com a participação de Kweku e Ndaba Mandela, netos de Nelson Mandela e porta vozes da campanha. A celebração terá show do Babado Novo e participação da Escola Olodum. A campanha conta ainda com o apoio de jogadores de futebol como o jogador da seleção brasileira David Luiz; o ex-capitão da seleção alemã Michael Ballack; e o atacante Gervinho, da Costa do Marfim.