Matéria do Estadão cita rede pública de Salvador – Brasil exporta tecnologia educacional para o mundo

06 de abr de 2007 - dev

Pouca gente se dá conta, mas o Brasil é uma potência mundial quando o assunto é tecnologia aliada à educação. Além de desenvolver vários softwares educacionais, entre eles alguns premiados internacionalmente, o país também desenvolve tecnologia de ponta em hardware orientado ao ensino.

O Grupo Positivo, que tem como um de seus braços a Positivo Informática, desenvolveu uma solução educacional inédita que está fazendo barulho pelo mundo. A Mesa Educacional, como é chamada, integra programas educacionais com materiais concretos para ajudar no aprendizado de português, matemática, ciências, geografia, história e até língua inglesa.

O funcionamento é simples: pequenos blocos de plástico codificados eletronicamente, marcados com letras, reagem com uma mesa especial, que é ligada a um PC. Dependendo da atividade, uma lâmina especial de plástico é colocada sobre um painel eletrônico. Conforme as atividades vão sendo propostas na tela, com gráficos coloridos e sons atraentes, as crianças, que são estimuladas a interagir em grupos de até 6 pessoas por mesa, vão resolvendo os desafios propostos.

As atividades, que vão da pré-escola ao 4º ano, são criadas dentro de um elaborado projeto pedagógico, que prevê inclusive o treinamento dos professores antes de eles introduzirem as atividades com a mesa aos alunos.

Hoje, mais de 6.700 escolas, entre públicas e particulares, utilizam a mesa no Brasil. Uma versão da mesa, chamada E-Blocks, foi projetada para ajudar no ensino do inglês como segunda língua. Em muitos municípios onde foi adotada, a mesa E-Blocks está ajudando inclusive a ensinar inglês para os professores, que acabam aprendendo junto com os alunos enquanto supervisionam as atividades.

Em Salvador, a rede pública introduziu o uso da E-Blocks para capacitar os jovens a trabalhar na indústria do turismo, uma das principais atividades econômicas da região. A E-Blocks já é exportada para dez países.

transcrição de maéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo