Material Informativo sobre o Programa FormAção pela Escola

28 de dez de 2007 - dev

A Secretaria Municipal da Educação – SMEC está participando do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância (FormAção) desde 29/08/2007. O referido programa está sendo implementado no estado da Bahia por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), do Instituto Anísio Teixeira (IAT), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC.

O FormAção tem como objetivo o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos Programas Educacionais financiados pelo FNDE, como o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, o Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE e o Programa do Livro – PLI.

CURSOS

O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas cada, assim distribuídos:

– Módulo de competências básicas
É obrigatório a todos os participantes. Agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE a políticas públicas voltadas para a educação básica.

– Módulos Temáticos:
– Programa Dinheiro Direto na Escola.
– Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar.
– Programas do Livro.
– Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Os participantes podem escolher um ou mais cursos, de acordo com seu interesse e a oferta de cursos e vaga.

Organizados na modalidade à distância, os cursos contam também com encontros presenciais, para socialização e troca de experiências. Cada módulo de 40 horas conta com seis horas presenciais e 34 horas de estudos individuais. Para concluir o módulo de competências básicas e um dos módulos temáticos, os cursistas cumprem 12 horas presenciais em três encontros:

– Um encontro de socialização dos participantes, para entrega de material didático e exibição de vídeos, antes do início do módulo de competências básicas, com duração de 4 horas.

– Um encontro intermediário, também de quatro horas, que marcará o fim do módulo de competências básicas e o início do módulo temático em que o cursista está matriculado.

– E, um encontro presencial final, com quatro horas de duração, após o término do módulo temático, para socialização da aprendizagem, relato de experiências e, ainda, a entrega do trabalho final, que será avaliado pelo tutor.

Os cursistas têm cerca de (01) um mês para concluir cada um dos módulos.

INSCRIÇÕES

Para o ano de 2008, o prazo da pré-inscrição vai até 11 de janeiro de 2008 e a confirmação da matrícula será em fevereiro de 2008.
Cada turma terá até 40 alunos. Os postulantes que tiverem a matrícula confirmada devem comparecer ao encontro presencial a partir da segunda quinzena de fevereiro, em data a ser confirmada. Não havendo disponibilidade de vagas para todos os pré-inscritos, terão prioridade aqueles que já participam da execução e do controle social de programas do FNDE.

MATERIAL DIDÁTICO A SER UTILIZADO

Os cursos contam com material didático nas versões impressa e on-line, com textos em linguagem simples e acessível. O material de cada módulo é formado por um caderno de estudos e outro de atividades, distribuídos gratuitamente aos alunos matriculados, que estão disponíveis, em sua versão original. Esse material é complementado por vídeos, que auxiliam o tutor na condução das atividades pedagógicas.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos participantes será feita de duas formas: a auto-avaliação e a avaliação do tutor. Esta última compreende a avaliação do desempenho ao longo das atividades e a análise do trabalho final de módulo. Ao término da capacitação, o participante recebe um certificado para cada módulo em que foi aprovado.

Em breve, serão disponibilizados na mesma modalidade, cursos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e sobre Prestação de Contas.

FORMULÁRIO DE PRÉ-MATRICULA

O formulário está disponível para download na área “Documentos” deste site.