Matrícula cidadã

09 de jan de 2007 - dev

Pedro Castro Filho

Até às 16 horas de hoje (09), já tinham sido matriculados 135.000 alunos para o ano letivo de 2007 na rede municipal de ensino. Deste total, cerca de 13.000 são alunos novos na rede. Com a informatização do processo, a matrícula ocorreu de forma tranqüila no primeiro dia de inscrição de alunos novos. O calendário da Matrícula Informatizada Social 2007 segue até o dia 23 de janeiro. O sistema municipal de ensino tem 182.238 vagas disponíveis. Deste total, 61.787 vagas são para novos estudantes. Na medida em que o sistema é on line, os responsáveis devem se dirigir à escola municipal mais próxima da sua residência para efetuar a matrícula do novo estudante em qualquer uma das unidades da rede. Assim como em 2006, quando foi inaugurada a informatização da matrícula, os responsáveis pelos alunos têm gasto, em média, 15 minutos para a inscrição dos novos estudantes.

Segundo o coordenador do processo de matrícula, Cláudio Silva, “Inauguramos uma nova fase na forma de atender a população que demanda por vagas. Inclusive, em algumas escolas onde os pais chegaram bem cedo providenciamos o desjejum. Contamos com uma rede hoje totalmente estruturada para garantir uma matrícula tranqüila aos responsáveis pelos novos alunos. Acredito que este modelo deve ser expandido para outros sistemas de educação e também para outras áreas de atendimento público à população”, pontuou.

“A informatização do processo provocou uma ruptura numa triste realidade histórica na capital baiana: as filas que varavam as madrugadas. Com o novo processo, a matrícula resgatou a dignidade dos responsáveis, que antes enfrentavam uma verdadeira via crucis para garantir aos seus filhos um direito inalienável: o direito à educação. Agora, em 2007, inauguramos uma nova fase, a matrícula cidadã, com diversas atividades de cunho social paralelas à matrícula”.

Em diversas unidades do sistema municipal de ensino ocorrem ações de cunho social, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, como informações sobre inscrições para o Programa Bolsa Família e palestras de nutricionistas, dentre outras.

Em unidades de ensino das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) São Caetano; Pirajá; Subúrbio I; Subúrbio II e Liberdade ocorrem oficinas de capoeira, dança e exposição de trabalhos manuais do programa Escola Aberta. O programa é uma parceria com o MEC e a UNESCO através do qual unidades da rede municipal de ensino abrem suas portas às comunidades nos finais de semana com a oferta de atividades profissionalizantes, lazer e cultura.

Os responsáveis pelos novos alunos devem levar às unidades escolares a certidão de nascimento do estudante. A partir da segunda série, devem portar também o histórico escolar do aluno.

Geração de empregos

Outra novidade da matrícula 2007 é a contratação dos estudantes que cursaram o Projovem e dos alunos do Programa de Inclusão Sócio Digital. Foram gerados 700 empregos diretos temporários. Uma das beneficiadas foi Cleide Prazeres dos Santos, 19 anos, moradora de Vila Canária, e ex-aluna do Projovem na Escola Municipal Allan Kardec. Ela foi encaminhada ao Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) para a seleção dos colaboradores do processo de matrícula. “É uma boa oportunidade porque hoje em dia o mercado de trabalho requer experiência”, frisou.