Matrícula da Rede Municipal de ensino é concluída com sucesso

25 de jan de 2011 - dev

Ausência de filas, automatização das informações, comprometimento das equipes envolvidas, acompanhamento da disponibilidade de vagas em tempo real e agilidade foram os principais pontos positivos que culminaram no sucesso de todo processo de Matrícula Informatizada Social (MAIS) 2011 da Rede Municipal da Ensino, finalizado na noite de segunda-feira (24), com a inscrição de quase 140 mil estudantes.

Foram 139.724 matrículas, sendo 19.045 novas e 120.679 renovadas. No segmento da Educação Infantil foram matriculados 15.916 alunos, 46% deles novos. No segmento do Ensino Fundamental, que compõe a maior quantidade de alunos da rede, foram registradas 106.066 matrículas, sendo 10% de novos alunos.

Na última sexta e segunda-feira (21 e 24), dias destinados à matrícula dos alunos novos do Segmento de Jovens e Adultos, houve um aumento de 28% de alunos em relação ao ano passado, totalizando 6.176 matrículas.

Com o fim da campanha, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) encerra também a etapa descentralizada da matrícula, que permitiu a realização das inscrições em qualquer uma das 418 escolas da rede e não somente na unidade em que o aluno vai estudar.

Vagas – A Secult reforça que a partir de hoje (25) a matrícula deixa de ser descentralizada, ou seja, o sistema estará aberto apenas para realizar a matrícula na própria escola e enquanto existirem vagas, permitindo que o aluno que ainda não realizou a matrícula a faça na escola que irá estudar.

Para visualizar as escolas que ainda possuem vagas, basta acessar o Mapa Digital da Matrícula (www.mapadigitaldaeducacao.salvador.ba.gov.br).

De acordo com a Central de Matrícula, o sistema MAIS se manteve estável durante todo o período de matrícula, não havendo relatos de lentidão, nem interrupção. Com um sistema ágil e eficaz, foram realizadas cerca de 40 matrículas por minuto e 1.540 em uma hora.

Conforme o planejamento interno da matrícula, a partir desta quarta-feira (26) inicia-se o recolhimento da documentação dos alunos nas escolas que fizeram matrículas para as outras escolas e as coordenações regionais farão a distribuição para a escola onde o aluno irá estudar.