Matrícula móvel leva cidadania aos bairros populares

30 de jan de 2008 - dev

Aumentar o número de matrículas de crianças e adultos nas escolas da rede municipal de ensino. Esta é a proposta da matrícula móvel, realizada por uma equipe de 14 profissionais que percorre bairros de Salvador onde ainda há oferta de vagas para a Educação infantil (0 a 5) e Ensino Fundamental. Nestes bairros, localizados na periferia de Salvador, ele visitam residências e abrigos. Por meio de um celular, são efetivadas as matrículas.

A equipe móvel da Matrícula Informatizada Social (MAIS) se reúne todos os dias no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da SMEC (CAPS), localizado na Pituba, onde são informados os bairros que irão percorrer. Grande parte das vagas disponíveis tem sido preenchida por alunos da Educação Infantil.

Para Dulcilea Gomes Figueiredo, é gratificante fazer um trabalho tão bonito, pois o interesse dos pais é muito grande. “As famílias vivem numa situação social bem precária, mas fico feliz quando vejo que os responsáveis querem ver seus filhos estudando”, diz. “O grupo tem o objetivo de matricular crianças e adultos carentes que nunca estudaram ou que abandonaram a escola. A equipe procura colocar os alunos em escolas situadas no próprio bairro ou nas redondezas, facilitando assim o trajeto deles”, afirmou.

“Passei quase um mês tentando arrumar uma escola para meus filhos, mas nunca conseguia. Já estava desistindo, quando os meninos do MAIS chegaram na minha casa”, afirma Francisca Elisa Ângela Pinheiro da Silva, 27, moradora da Baixa do Bonfim, que se matriculou, além dos dois filhos, na Escola Municipal Frei Filho.

A Matrícula Móvel já ocorre em Salvador há três anos.