Matricula para alunos novos da rede municipal começa amanhã (11)

10 de jan de 2010 - dev

Começa nesta terça-feira (11) a matrícula para alunos novos da Rede Pública de Ensino de Salvador. O calendário inicia com a inscrição para alunos do segmento de Educação Infantil, que atende crianças de zero a cinco anos.

O calendário segue com a matrícula dos alunos novos para o primeiro 1º ano de escolarização do Ensino Fundamental, que será realizada de quarta-feira (12) a sexta-feira (14).

Para garantir um atendimento eficiente e ágil, todas as 418 unidades de ensino da rede foram transformadas em postos de matrícula e estão interligadas pelo Sistema de Matrícula Informatizada, o que possibilita que a inscrição seja feita em qualquer escola e não somente na unidade em que o aluno vai estudar.

Além disso, a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) contratou 480 atendentes que se uniram às equipes das escolas, assegurando que, assim como nos outros anos, o tempo médio de 15 minutos para a efetivação da inscrição seja cumprido.

Acompanhamento de vagas em tempo real – O Mapa Digital da Educação, uma ferramenta de gestão com informações detalhadas de todas as instituições de ensino da prefeitura, mais uma vez vai reforçar o processo de matrículapossibilitando o acompanhamento das vagas disponíveis em tempo real. O Mapa – que foi desenvolvido pela Secult, tornando Salvador a primeira cidade brasileira a possuir uma ferramenta deste tipo – pelo segundo ano vai auxiliar no processo dematrícula.

Além de permitir que o órgão trabalhe com maior visibilidade, de forma transparente, valorizando a informação e assegurando um relacionamento cada vez mais estreito com todas as unidades da rede municipal, o mapa será também um grande aliado para a Matrícula Informatizada 2011, permitindo o acompanhamento real da matrícula nas 418 escolas.

O Mapa Digital da Educação estará disponível no site da Secult (www.educacao.salvador.ba.gov.br) e qualquer pessoa pode acompanhar a disposição de vagas em qualquer uma das da rede, permitindo mais conforto, comodidade e transparência no processo de matrícula.

Balanço parcial – A previsão da Secult é de que cerca de 60 mil novos alunos ingressem na rede e outros 150 mil tenham suas matrículas renovadas.

Desde o início do período de matrículas, no último dia 4 de janeiro, o órgão já registrou 108.517 renovações automáticas e 4.652 matrículas de estudantes transferidos concluintes da pré-escola, creche e 5º ano, totalizando 112.538 alunos matriculados.

Confira o cronograma de matrícula:

– 11 de janeiro
Alunos novos para Educação Infantil

– 12 a 14 de janeiro
Alunos novos para o 1º ano de escolarização do Ensino Fundamental I (06 anos completos até o 1º dia letivo de 2011)

– 17 de janeiro
Alunos novos para os 2º e 3º anos de escolarização

– 18 de janeiro
Alunos novos para os 4º e 5º anos de escolarização

– 19 e 20 de janeiro
Alunos novos para o 6º ao 9º ano de escolarização

-21 e 24 de janeiro
Alunos novos para o Segmento da Educação de Jovens e Adultos