Matrículas para alunos novos começam amanhã

12 de jan de 2009 - dev

A partir de amanhã (dia 13) a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) inicia o período mais movimentado do cronograma das matrículas de 2009. O motivo é que nessa fase as vagas são reservadas para alunos novos, que irão cursar a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Para estes estudantes a Secult oferece mais de 68 mil novas vagas.

Até agora, cerca de 116 mil alunos já estão inscritos na rede municipal, entre os que já estudavam na rede e atualizaram suas matrículas, os transferidos, concluintes de pré-escola, creche e 5º ano, e os que vieram de Escolas Comunitárias. Nos primeiros dias de matrícula não houve registro de filas, como já era esperado pela secretaria.

De acordo com o secretário Carlos Ribeiro Soares os dias mais movimentados serão nos próximos dias 13, 14 e 15, já que esse período é reservado para alunos novos de Educação Infantil e 1º ano Fundamental, séries de maior procura na rede pública municipal. Para atender toda a demanda, foram disponibilizadas somente para essas fases de escolaridade 25,5 mil vagas – 11,5 mil para a Educação Infantil e 14 mil para o 1º ano.

Os dias 16 e 19 são reservados para os alunos novos do 2º ao 5º ano Fundamental. Já os que irão cursar do 6º ao 9º ano deverão procurar uma escola municipal entre os dias 20 e 21. Os interessados pela Educação de Jovens e Adultos têm os dias 22 e 23 para se inscreverem.

Munido de Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento o aluno poderá realizar sua matrícula em qualquer escola da rede municipal, acompanhado de responsável, caso seja menor de 18 anos. Para aqueles que irão cursar do 2º ano em diante, também devem apresentar o Histórico Escolar.