MEC prorroga inscrições para Mostra Nacional de Conselho Escolar

14 de maio de 2014 - dev

Para identificar e disseminar experiências de Conselho Escolar que contribuam para a gestão democrática e melhoria da qualidade da educação, o Ministério da Educação, a Unicef, o Consed, a Undime, a CNTE e a Agenda Pública desenvolveram a Mostra Nacional de Conselho Escolar: Queremos um Bom Conselho. A ideia é incentivar o desenvolvimento de experiências de Conselho Escolar que ajudem no alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação e mobilizar os municípios, estados e Distrito Federal a tornar públicas essas experiências. As inscrições foram prorrogadas até 15 de agosto.

Qualquer conselho escolar das redes públicas de Educação Básica pode participar.Para dar mais força à sua história, o seu conselho pode enviar também documentos que comprovem a realização do trabalho, tornando evidente a sua qualidade e os seus resultados. Entre os documentos que podem ser enviados estão artigos e matérias publicados em jornais, revistas e na Internet, estatísticas que demonstrem melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos ou registro fotográfico ou em vídeo.

As inscrições podem ser feitas em duas categorias: Gestão Democrática, que prevê relatos sobre como o conselho escolar mobilizou e estimulou a participação dos estudantes, das famílias ou responsáveis, dos trabalhadores da educação e da comunidade local como atores ativos na implementação e funcionamento do conselho, e Melhoria da Qualidade da Educação, com previsão de relatos sobre como o conselho escolar contribuiu para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem. Mais informações: http://www.bonsconselhos.org.br.