Mensagem do secretário aos educadores da SMEC

15 de jun de 2007 - dev

Caro (as) Professores e Professoras,

Entramos em contato com vocês, agora com mais tranqüilidade, tendo em vista o fim da greve que em muito preocupou a todos nós, pois vivemos com inquietação os dias em que os nossos meninos e meninas não tiveram suas aulas. Sabemos que este foi o sentimento dos educadores da Rede durante este período.

Reconhecemos na greve um instrumento legítimo de luta para os trabalhadores, a ser utilizado sempre que o caminho do diálogo e da negociação encontrar entraves. Assim, ao ter a oportunidade de conversar um pouco mais de perto com vocês, expressamos o quanto nos ressentimos de não termos esgotado as negociações antes de decisões que afetaram, tão diretamente, a tantas pessoas.

Não queremos, contudo, estabelecer aqui um momento de críticas ou de lamentações, mas sim de compartilhamento da alegria pelo retorno às atividades de ensino e de aprendizagem e comemoração pelos avanços adquiridos pela categoria, que refletem, mais uma vez, o compromisso desta gestão com a educação municipal de Salvador.

O nosso desafio agora é de encontrarmos os mecanismos para repor as aulas e garantir o direito dos nossos estudantes aos duzentos dias letivos, sem prejuízo para nenhum dos segmentos ou turnos. Assim, esperamos que este compromisso seja assumido por todos, garantindo a efetividade da reposição. Outro propósito é de nos prepararmos para o segundo semestre letivo, avaliando o percurso das aprendizagens dos alunos da Rede, refletindo coletivamente sobre os índices de Salvador no IDEB e compreendendo a parcela que cabe a cada um de nós para a reversão deste quadro.

Conhecemos bem a qualidade dos profissionais que compõem a educação municipal de Salvador e sabemos que a luta salarial não foi e não é a condição para definição das propostas pedagógicas das nossas escolas e que a intencionalidade educativa é de qualidade acima de tudo.

Os 5% de reajuste salarial, além do aumento de 20% no auxílio-alimentação com redução de 5% do desconto deste benefício em folha, assim como todas as conquistas da categoria garantidas pela Prefeitura recentemente, são representativas para a vida social, econômica, cultural e de auto-formação de cada um de vocês.

Mas uma ação transformadora nos níveis de reprovação e abandono atuais, resultantes de uma aprendizagem significativa para os nossos escolares, é o desafio maior de todos os que compõem o sistema municipal de ensino.

Afinal, JUNTOS podemos muito MAIS!

Um abraço respeitoso,
Prof. Ney Campello