Merendeiras das escolas da GRE Cajazeiras recebem capacitação sobre manipulação de alimentos

27 de jul de 2018 - Jornalismo

Capacitação da Manuseio de Merendas_GRE Cajazeiras

Boas práticas na manipulação de alimentos foi o tema do curso de capacitação realizado na manhã desta sexta-feira (27), na Escola Municipal Elysio Athaíde em Cajazeiras V. Em comemoração ao Dia Nacional da Merendeira, 11 de julho, as profissionais foram recebidas com uma palestra de acolhimento feita pela gerente Regional de Cajazeiras, Adenildes Teles, e pelo diretor da escola, Hamilton Santos Sousa.

“Essas profissionais são muito importantes nas escolas, na Educação. Merecem todo nosso carinho e respeito”, disse Adenildes. “São elas que preparam os alimentos dos alunos, que, muitas vezes, são a primeira refeição do dia. E esse curso proporcionará mais conhecimento e o aperfeiçoamento desse trabalho tão essencial”.

Antes de começar a palestra, as merendeiras tiveram uma aula de ginástica laboral ministrada pelo professor de educação física Egbert Assunção, com alongamento e muita descontração. Em seguida, houve um café da manhã oferecido pela GR e pela direção da escola em comemoração ao dia da merendeira.

“Estou me sentindo valorizada pelos gestores com todo esse acolhimento e atenção. E, com certeza, aqui no curso vou aprender mais e levar os conhecimentos para o meu trabalho como merendeira e dona de casa. Quanto mais participarmos dos cursos, mais vamos levar saúde para os alunos e pra nossa vida também. Eu amo o que faço, cuido desses alunos como se fossem meus filhos e da escola como minha própria casa”, disse Simone de Jesus, merendeira da Escola Municipal Professor Milton Santos, situado no bairro de Valéria.  

O curso abordou vários temas como: garantir a limpeza e a higiene do local de trabalho; evitar o uso de acessórios e maquiagem; como o manipulador deve manter o uniforme de trabalho; como armazenar os alimentos a serem transportados e guardados nos depósitos e sobre higiene pessoal.

A nutricionista da GRE Cajazeiras, Higina Batista, falou da importância de garantir uma alimentação segura e saudável.  “É preciso pensar e refletir sobre o nosso processo de trabalho cotidianamente, porque é essencial saber manipular e armazenar os alimentos. Esse conhecimento permite minimizar os riscos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), portanto temos a responsabilidade de promover a saúde através dessas práticas seguras”.

Além da palestra e da atividade laboral as merendeiras passaram também por uma avaliação antropométrica, medindo a pressão, o IMC corporal com diagnóstico nutricional e receberam um folheto com os dez passos para uma alimentação saudável. Ao final das atividades, as merendeiras receberam certificado do curso com carga horária de 4 horas de participação. Estiveram presentes também, nutricionistas das GREs Liberdade/Cidade Baixa, São Caetano e Centro, dando apoio ao evento.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed