Merendeiras do ProJovem recebem treinamento

25 de abr de 2008 - dev

Na tarde de ontem (24), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) promoveu o I Encontro Municipal de Manipuladoras de Alimentação (Merendeiras) do ProJovem. O maior objetivo do encontro foi de oferecer às merendeiras um treinamento quanto aos cuidados na manipulação com os alimentos, armazenamento e dicas de receitas de nutricionistas da rede municipal.

Durante o evento, as merendeiras receberam do secretário municipal de Educação, Carlos Soares, o uniforme completo que garante uma maior higiene do corpo e dos alimentos. O secretário destacou a importância do aperfeiçoamento do trabalho das merendeiras e a importância de uma boa refeição no aprendizado do alunado. “Para uma educação de qualidade é importante que as crianças estejam bem alimentadas”, frisou.

“Essa troca de conhecimento entre merendeira e nutricionista é muito importante, pois serve para estreitar o relacionamento, criando um vinculo de confiança para as merendeiras, resultando numa gradativa evolução da qualidade da alimentação escolar”, destacou a nutricionista Acelina Leite.

Para a merendeira da Escola Municipal São Marcos, Eliana Rodrigues, esse encontro é uma ação grandiosa, pois além de aprimorar o conhecimento com a manipulação dos alimentos, ajuda a despertar nas merendeiras a criatividade no preparo de vários pratos. “O que mais me chamou a atenção foi a forma de reutilizar os alimentos, como o uso da casca de banana para fazer bife à milanesa. Estou muito entusiasmada”, declarou.

Entre 14 e 17 de maio, a SMEC, em parceria com a Nutrir da Nestlé, estará realizando um próximo encontro no IMEJA, situado na Boca do Rio, com todas as merendeiras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Também, a partir do dia 16 de maio, no IMEJA e na Escola Municipal Cid Passos, no Subúrbio, gestores, professores e merendeiras do ensino fundamental poderão participar do Curso de Formação em Alimentação Saudável.