Merendeiras e instrutores de fanfarras serão capacitados

15 de jun de 2012 - dev

Cerca de 1 mil merendeiras da rede municipal de ensino serão capacitadas para o manuseio de alimentos. O curso para manipuladores do programa de Alimentação Escolar e para os instrutores de fanfarras foi lançado, na manhã desta sexta-feira (15), pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

A capacitação para as merendeiras será realizada entre dia 26 e 6 de julho, totalizando uma carga horária de 45 horas, no Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio. No mesmo local, também acontecerá, a partir do dia 3 de julho, o curso para os instrutores de fanfarra, com uma carga horária de 16 horas.

O evento – que aconteceu no teatro da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no Cabula – contou com apresentações artísticas do grupo de merendeiras e da fanfarra da Escola Municipal Professor Alexandrina dos Santos Pita, em Pirajá. Os cursos fazem parte da implementação dos Projetos Inovadores da Educação Básica (Piceb) da Coordenadoria de Ações Socioeducativas (CAS), em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e a ONG Pierre Bourdieu.

Durante o encontro, foi realizada uma mesa-redonda para falar sobre a importância da parceria em melhorar a qualidade de atendimento aos estudantes da rede municipal e a função de cada instituição no Piceb. “Estamos transformando a educação municipal em que acreditamos. Estamos fazendo a diferença e esta parceria está sendo importante para concretizarmos este trabalho”, afirmou a coordenadora de Ações Socioeducativas da Secult, Cinthia Carvalho, durante a mesa-redonda, que também contou com as presenças da pró-reitora de Extensão da Uneb em exercício, Manuela Barreto, e o chefe de Comunicação da ONG Pierre Bourdieu, Victor Carvalho.

Ainda no evento, aconteceu uma roda de conversa com o tema Alimentando o corpo, valorizando a alma e fortalecendo o espaço cidadão, que tratou sobre os alimentos mais importantes na merenda escolar, a agricultura familiar e o ensino da música nas escolas. Além de Cinthia, participaram do bate-papo o vice-diretor da Escola de Música da Ufba, Joel Barbosa, a nutricionista Tarsara Pinto e o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cerqueira.