Merendeiras são festejadas nas escolas

10 de jun de 2008 - dev

Todos os dias elas estão presentes para ajudar no desenvolvimento dos estudantes que mesmo envolvidos com as aulas não conseguem deixar de identificar, através do gostoso cheiro que invade as salas, que já está chegando a hora da merenda. Mestres na arte de alegrar o paladar, as merendeiras, comemoram hoje (11) seu dia e serão festejadas em várias escolas da rede.

O município conta com aproximadamente 900 merendeiras que atendem as 415 escolas. Elas nunca param o trabalho e sabem que a alimentação aumenta a concentração do aluno ativando a sua memória, tornando-o capacitado para a atividade escolar. E por conta disso estão sempre inovando, inclusive já colocaram as escolas municipais de Salvador entre os destaques nacionais da melhor e mais nutritiva merenda escolar.

A Escola Maria Quitéria, localizada na Ladeira dos Galés, em Brotas, é um exemplo. A instituição atende a 569 alunos nos horários matutino, vespertino e noturno e devido a isso, a merenda é feita em grande quantidade. “A nossa merendeira é a coluna vertebral daqui, pois já comprovamos que a merenda é um dos fatores mais importantes para manter a freqüência escolar”, diz a diretora, Alda Conceição.

“É impossível pensar em um ambiente escolar sem a presença da merendeira. Por isso, elas devem ser bastante instruídas para fazer o aproveitamento integral dos alimentos e principalmente aprender como manuseá-los com higienização, pondera a nutricionista da SMEC, Rose Porto.

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em parceria com a Fundação Nestlé, tem a consciência da importância dessas profissionais no cotidiano escolar e por isso, promove anualmente capacitações de merendeiras com palestras educativas sobre grupos alimentares, jogos, brincadeiras e oficinas culinárias. A intenção é habilitar as merendeiras das escolas em educação alimentar, higiene e aproveitamento integral dos alimentos.

“Muitas das nossas crianças só têm o alimento servido na unidade escolar. Por este motivo, a secretaria se preocupa com a capacitação das merendeiras”, explica o secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Soares.

Várias unidades estarão prestando homenagens às merendeiras, como por exemplo, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Subúrbio I que promoverá uma grande confraternização no Centro de Estudos Sofia, localizado no bairro de Escada, às 14h00.

“Sou muito feliz em preparar o alimento dessas crianças. Para mim, elas são especiais, por isso faço questão de preparar tudo com muito amor e carinho.Tem criança que faz questão de repetir várias vezes”, falou a merendeira, Cristina Santos.

“A presença da merendeira é fundamental para as crianças. Elas são conhecidas como tia e tem uma afetividade muito grande com os estudantes. O Nosso papel como nutricionistas é auxiliar as merendeiras de como elas podem manter a qualidade alimentar sem perder a riqueza dos alimentos”, destacou Rose.