Mescla Saberes e Sabores é tema do 1º Workshop da EJA da GRE Pirajá

03 de dez de 2018 - Jornalismo

Na noite da quarta-feira (28) foi realizada na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) Pirajá em Pau da Lima, o 1º Workshop da EJA: Mescla Saberes e Sabores 2018, com a participação das escolas da regional. O evento é resultado do trabalho desenvolvido durante o ano letivo junto aos educandos da EJA, que aprenderam receitas com o aproveitamento de cascas de verduras, talos de hortaliças, sementes e grãos. As atividades buscaram ainda levar uma reflexão sobre a importância de hábitos alimentares, desperdício, cozinha sustentável e empreendedorismo.

Segundo Jeane Leal da Silva Rodrigues, coordenadora pedagógica da regional, esse projeto surgiu da escuta sensível às diversas vozes da comunidade escolar, que sinalizavam para a necessidade de uma alimentação diferenciada no acolhimento dos educandos da EJA. “A troca de experiências, a prática do que é realizado em nossas escolas representa muito para esses educandos que estão aqui presentes e que tem uma vida muito corrida no trabalho mas que não param de sonhar. Hoje é o momento de vivenciar tudo que a gente fez durante o ano de 2018 com todo carinho, dedicação e envolvimento de todos”.

Este projeto de alimentação vem sendo desenvolvido desde fevereiro deste ano ligado ao reaproveitamento integral dos alimentos passando conhecimentos práticos de como evitar o desperdícios, explica o chef de cozinha e consultor gastronômico Jesus Almeida. “O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Então venho mostrar às pessoas que as cascas dos alimentos contém a maior quantidade de fibras, nutrientes e sais minerais e com receitas simples podemos aproveitar e potencializar a nossa alimentação”, explica.

Ele ainda ressalta que essa é uma maneira de diminuir a quantidade de lixo de forma sustentável. “Dessa forma também, nós podemos contribuir para a diminuição da produção de lixo em nossa cidade aproveitando tudo que os alimentos podem nos oferecer como uma casca de fruta, de verdura, um talo de hortaliças e muito mais. É isso também que nosso projeto vem mostrar aos estudantes e através dessas dicas eles aproveitarem para comercializar e terem lucro com esses produtos” finalizou.

O evento contou com abertura da Fanfarra da Escola Municipal Alexandrina dos Santos (FANMASP), composição de mesa com diálogos sobre rodas de saberes com convidados e representantes da GRE Pirajá; palestras sobre nutrição e alimentação; apresentação do projeto de educação musical com a “Oficina Brasil” coordenado pelo professor Marcio Silva; coral “Entrevista Cantada” dos estudantes da EJA da Escola Municipal General Labatut; exibição do vídeo gravado na Escola Municipal Afrânio Peixoto sobre aproveitamento de alimentos com produção de receita da “Torta Rica da EJA” e, declamação de poema pela professora e produtora teatral Ana Paula Carneiro.

Ao final do evento foi oferecido aos presentes um cardápio de receitas feitas pelas escolas que produziram deliciosas iguarias com o reaproveitamento dos alimentos. Para melhor aproveitar as receitas que foram expostas e degustadas pelos convidados, os participantes receberam um caderno com sugestões e dicas no preparo de alguns alimentos com guloseimas saudáveis e econômicas e de como reaproveitá-las.

Confira o cardápio oferecido:

E.M. Afrânio Peixoto – Bolo de casca de banana e aveia;

E.M. Sociedade Fraternal – Patê de talos de coentro com torradas;

E.M. Orlando Imbassahy – Doce de casca de banana;

E.M. Cleriston Andrade – Sopa aromática;

E.M. Professora Alexandrina Santos Pita – Pina colada de liquidificador;

E.M. General Labatut – Doce de casca de maracujá;

E.M. Arlete Magalhães – Doce de casca de melancia e bolo de casca de banana.

E a coqueluche do evento – A receita da “Torta Rica da EJA”, um empadão de cascas de verduras e talos de hortaliças.