Minha Escola é Tudo de Bom – Escola Maria Quitéria é exemplo para rede

03 de out de 2006 - dev

A Escola Municipal Maria Quitéria, localizada no Matatu de Brotas (CRE Centro), tem dado exemplo de ação e cidadania durante a realização do Projeto Minha Escola é Tudo de Bom. A instituição tem trabalhado junto com a comunidade situada no entorno da escola, conscientizando para a conservação do prédio escolar e incentivando a participação da família no aprendizado dos alunos.

Foram realizadas ações, como criação de mini-horta, construção de canteiros, exibição do filme “Cuida Bem de Mim”, jornalzinho Maria Quitéria, entrega de cartilhas à comunidade sobre a preservação do meio ambiente e realização de palestras. O projeto foi organizado com os pais dos estudantes

Uma das realizações foi o Concurso da Melhor Frase, que teve como vencedor o estudante Pedro Henrique Campos, 8 anos, cursando a 2ª série na Escola Municipal Maria Quitéria .“Nossa escola é cheia de prosperidade, cheia de amor de dentro de um coração muito grande, mas tão grande até explodir”, afirma a frase campeã.

Como não poderia ser diferente, a mãe do garoto estava bastante orgulhosa com a premiação. Ela afirma que o filho estudava em uma escola particular, mas devido a problemas financeiros precisou retirá-lo da instituição privada, matriculando a criança na Escola Municipal Maria Quitéria. Ela confessa que não se arrependeu. “No inicio, fiquei com medo de matriculá-lo na rede pública, porque meus familiares e amigos me falaram horrores da escola pública, mas me surpreendi e estou muito satisfeita com a aprendizagem do meu filho. Há um comprometimento e uma preocupação com a qualidade do ensino. Aproveito para parabenizar o prefeito por todas as ações desenvolvidas na educação”, ressalta.

O Projeto Minha Escola é Tudo de Bom, iniciado no começo do ano, tem como objetivo premiar as escolas que obtiverem maior êxito nas ações de conservação do seu espaço físico. Foi elaborado um Plano de Trabalho, que através de um diagnóstico das suas necessidades e principais dificuldades para a preservação do patrimônio escolar. Nos planos, se definiu objetivos e metas prioritárias, metodologia de trabalho e formas de articulação com instituições, como associações de moradores, igrejas e clubes de mães.