Ministro do Esporte assina parceria com a Prefeitura

21 de mar de 2005 - dev

Mais de 7.500 alunos da rede municipal de ensino terão acesso a práticas esportivas nas unidades de ensino de Salvador. A meta é que até 2006 toda a rede seja atendida.
O ministro do esporte, Agnelo Queiroz, assinou na última sexta-feira (18/03), no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico – CAPS – o convênio com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da SMEC, para a implantação do programa Segundo Tempo. Trata-se de um programa do Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação promovido pela Secretaria de Esporte Educacional, destinado a possibilitar o acesso à prática esportiva aos alunos matriculados no ensino fundamental e médio dos estabelecimentos públicos de educação do Brasil, principalmente em áreas de vulnerabilidade social.

Durante o evento o ministro afirmou que a implantação do programa em 31 escolas é o primeiro passo, pois o desejo é atender a toda rede municipal de ensino. Ele também salientou que essa parceria com a SMEC só tende a crescer, pois é fundamental para que os estudantes possam agregar educação e prática de esportes em um só lugar. “Para ter uma formação integral é preciso ocupar o tempo livre das crianças com atividades de esportes, reforço escolar e alimentar. Com isso a criança melhora na escola, passa ter uma nova relação com a auto-estima”, declara.

O prefeito João Henrique afirmou que a implantação do programa Segundo Tempo nas escolas é salutar para a formação da cidadania das crianças e jovens da rede municipal e isso é apenas um início do projeto que a Prefeitura possui para a educação em tempo integral, pois outras metas para a inserção das crianças e jovens nas escolas nos dois turnos serão apresentadas e instaladas até o início de 2006.

A secretária Maria Olívia Santana garantiu que a prática esportiva é um das alternativas que as crianças podem seguir para a superação dos obstáculos na busca da ascensão social, citando inclusive o esportista, Acelino Popó Freitas, que estava presente na mesa, como exemplo. “Precisamos revelar e fortalecer o dom que muitas dessas crianças possuem e não têm oportunidade de apresentar. Esse projeto é uma pequena contribuição com o nosso país na formação dos nossos patrimônios do esporte que o Brasil revela a cada ano”, declarou.

Autoridades como os secretários municipais Leonel Leal, Carlos Soares, Domingos Leonelli, os Deputados federais, Alice Portugal, Nelson Pellegrino, Daniel Almeida, os deputados estaduais, Javier Alfaya, Álvaro Gomes e Lídice da Mata e os vereadores, Adriano Meirelles, Maria Del Carmem, Aladilce e Reginaldo Oliveira, prestigiaram o evento.
O esportista Acelino Popó Freitas, que mesmo sendo campeão mundial de boxe e mudou toda a sua história de vida, de menino pobre para esportista bem sucedido, garantiu que na dobradinha educação e esporte, a educação vem em primeiro lugar. “Sei que devo tudo que tenho ao esporte, até os meus 23 anos eu dormia no chão e quando me tornei um lutador profissional de boxe minha vida mudou, mas se tivesse me dedicado mais aos estudos poderia ter conseguido muito mais coisas. A educação é fundamental para todas as pessoas,” declarou.