Ministro e Embaixador do Benin conhecem a Casa do Benin

18 de nov de 2011 - dev

Em visita a Salvador, o ministro da Cultura do Benin, Valentin Djenowtin e o embaixador do país africano no Brasil, Isidore Monsi, acompanhados do cônsul honorário do Benin, Marcelo Sacramento, foram recebidos pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacelar, e pela presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Isa Maria de Souza Silva, na tarde de quinta-feira (17), na Casa do Benin – espaço administrado pela FGM. Participaram também o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, e o assessor de Relações Internacionais, Leonel Leal.

As autoridades foram recepcionadas com uma roda de capoeira, apresentada por alunos do Projeto Axé. Encantados com a apresentação, fizeram questão de tirar fotos com as crianças e experimentar os instrumentos musicais utilizados pela dança, como o berimbau e o atabaque.

Emocionado com a Capoeira, o ministro destacou a importância do aprendizado da cultura africana como meio de retirar as crianças da situação de risco. “Ao ver estas crianças, eu me lembrei dos meus ancestrais, que foram deportados para outros continentes, mas fiquei feliz em ver que existem pessoas interessadas em manter a cultura africana”.

Após conhecer o acervo de peças típicas da cultura beninense e as instalações da Casa, o ministro agradeceu a recepção. “Somos imensamente gratos em nome de todo o Benin. Estou a milhares de quilômetros do meu país, mas me sinto em casa. Senti aqui o amor à cultura do Benin. Faremos o possível para trabalhar em conjunto pelo bem deste que é o espaço do Benin no Brasil”.

Como símbolo do apreço pelo trabalho realizado na Casa do Benin, o ministro e o embaixador entregaram objetos típicos, além de um DVD das atrações turísticas de seu país, que farão parte do acervo da Casa.

O secretário João Bacelar agradeceu a visita do ministro, do embaixador e do cônsul, destacando o objetivo de tornar a Casa do Benin um pólo de união entre Salvador e o país africano. “Esta Casa é o símbolo do amor dos soteropolitanos pela África e pelo Benin”.

A presidente da FGM, Isa Silva, encerrou a visita mostrando-se satisfeita em receber a comitiva e reconhecendo a contribuição do momento para a parceria entre Salvador e o Benin. “Com esta parceira, buscamos conhecer as políticas públicas de seu país para promoção da cultura, podendo assim divulgar ainda mais sua tradição através da Casa do Benin e estreitar os nossos laços”.