Moradores do IAPI ganham Centro de Arte, Cultura e Educação

12 de abr de 2012 - dev

A comunidade do IAPI, que há 15 dias foi beneficiada com a reforma da Escola Municipal Doutor Marcos Vinicius Vilaça, ganhou nesta quinta-feira (12), o Centro Municipal de Arte, Cultura e Educação Epifânia Silva, que vai oferecer para os moradores cursos de informática, de idiomas (inglês e espanhol), técnico de biblioteca, artesanato, alfabetização de adultos, além de dança e palestras sobre cidadania.

“Em menos de um mês, estou aqui de volta e muito feliz. Aqui será um centro de produção de engenheiros, doutores e técnicos. De pessoas dignas de possuir o título de cidadão”, disse o titular da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar.

A moradora Tânia Maria, 53 anos, aprovou a construção da unidade no bairro e ressaltou a importância de uma qualificação profissional. “As pessoas queriam aprender, mas não tinham oportunidade. Agora, os moradores vão ter condições de amanhã ou depois encontrar um bom emprego”, explica. Tânia não perdeu tempo e se inscreveu no curso de informática. As matrículas para os cursos ainda estão abertas e as aulas começam na próxima segunda-feira (16).

A filha de Epifânia Silva, Lucidalva Rodrigues, lembrou a história do local que funcionava como uma unidade de ensino e homenageou moradores, professores e ex-alunos, emocionando a todos os presentes. “Fomos de casa em casa fazendo a matrícula dos alunos e hoje me orgulho de vê-los formados e bem de vida”, lembra.

Lucidalva agradeceu ainda ao prefeito João Henrique e ao secretário João Carlos Bacelar, pela construção do espaço e por priorizar a educação em Salvador. A gestora da unidade, Cristiane Barreto e a coordenadora Regional de Educação da Liberdade, Jô Bahia, também receberam homenagem.

Moradores, vereadores, lideranças comunitárias, antigos alunos da unidade de ensino e familiares de Epifânia Souza, lotaram o espaço de cultura, arte, leitura e conhecimento. A atriz de Ó pai ó, Luciana Souza, também compareceu ao evento. A animação ficou por conta do Grupo de Capoeira Topázio e da Fanfarra da Escola Estadual Helena Celestino Magalhães.

O local, que está preparado para atender um público de 6 a 80 anos, possui salas de leitura, arte, dança, idiomas, laboratório de informática, sanitários adequados para alunos com necessidades especiais, secretaria, direção, área de lazer, além de depósitos de alimentação escolar, material de limpeza e acervo didático.