Moradores do Trobogy festejam inauguração da Escola 2 de Julho

06 de dez de 2012 - dev

Moradores do bairro do Trobogy realizaram o sonho de ter uma escola municipal no bairro. O prefeito João Henrique inaugurou, nesta quinta-feira (6), a Escola Municipal 2 de Julho, que atenderá cerca de mil alunos do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos.

“Eu vejo a felicidade no rosto dos professores, dos estudantes, dos pais. Estamos comemorando mais uma escola entregue a Salvador, com todos os requisitos necessários para a promoção de uma boa educação”, comentou o prefeito João Henrique.

Durante a solenidade – que teve a participação do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar-, o prefeito destacou os investimentos da Prefeitura, que promoveram o desenvolvimento da educação na capital baiana. “Valorização dos professores, matrícula informatizada, merenda e fardamento de qualidade, investimento na infraestrutura das unidades, programas esportivos e lúdicos para os alunos foram ações que proporcionaram o avanço da educação do município e deram a Salvador resultados além da meta do governo federal para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, comentou.

O prefeito considerou ainda que investir na educação é promover melhores condições de vida para a população. “É pela educação que se faz a menor distância entre a baixa condição de vida e as melhores condições”, concluiu. O secretário Bacelar também pontuou avanços e investimentos deram a Salvador o posto de terceira maior rede de educação municipal entre as capitais brasileiras. “Em 2005, tínhamos apenas uma creche em tempo integral, agora temos 67; aumentamos em quase 100 o número de unidades educacionais do Ensino Fundamental, várias delas já foram reformadas, e atualmente 78 estão em andamento”, destacou o titular da Secult.

A Escola 2 de Julho possui elevador e banheiros para pessoas com necessidades especiais, laboratório de informática e biblioteca, refeitório, 10 salas de aula, área de lazer além dos compartimentos administrativos. “Pretendemos fazer uma gestão de qualidade, vamos priorizar a cultura da paz e da cidadania e fazer dessa uma das melhores escolas de Salvador”, destacou a diretora da unidade Denise Nascimento. As vagas para nova escola já serão disponibilizadas na matrícula 2013 da rede municipal.

Com a inaiguração, alunos e a comunidade passam a dispor de um equipamento educacional totalmente moderno e adequado às exigências, além de próximo a suas residências. “As crianças, que saíam do bairro para estudar, agora têm uma escola próxima às suas casas, dotada de infraestratura completa, com acessibilidade para pessoas com deficiência, salas arejadas e principalmente profissionais competentes e bem remunerados”, destacou a presidente da Associação de Moradores Vila Mocambo (Amovila).

A estudante Daiana Nascimento e suas colegas Raiane Conceição e Bianca Souza estão ansiosas para iniciar o 5º ano do Ensino Fundamental na nova escola. “Estamos ansiosas, vai ser tudo novo e a escola é linda, até já sentamos na sala de informática”, confessou Daiana.