Mostra Interativa “Tuberculose tem Cura – SUS pra Valer”

18 de nov de 2010 - dev

A Secretaria Municipal de Saúde e a Câmara de Vereadores de Salvador, através da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Seguridade Social, o Fundo Baiano de Combate a Tuberculose e o Comitê Metropolitano de Combate à Tuberculose realizarão, em parceria com o Fundo Global e Ministério da Saúde, de 25 de novembro a 06 de dezembro de 2010, a Mostra Interativa “Tuberculose tem Cura – SUS pra Valer”. Esta Mostra ocorrerá em alusão ao Marco Municipal de Luta contra a Tuberculose, dia 04 de Dezembro.

A exposição conta com instalações que simulam um Posto de Saúde cenográfico, onde técnicos orientam o público sobre os fatores de risco, meios de transmissão, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença, utilizando-se de jogos e brincadeiras didáticas que ajudam a atrair o público e facilitam a assimilação das informações.

Dividida em cinco seções, a mostra contará com uma série de jogos didáticos, como o “Pega ou não pega”, que possibilita medir o grau de conhecimento dos participantes e ainda direcionar as orientações dos técnicos e monitores ao público. Em outra seção, um painel com acendimento de lâmpadas convida o público a descobrir que parte da figura mover para impedir o contágio. A Mostra conta ainda com o “Escarródromo”, a “Acolhida” e a “Caixa Preta”, com exibição de fotografias, dentre outros.

Durante a exposição, também serão recolhidas “opiniões, manifestações e assinaturas” dos visitantes para selar um compromisso de apoio ao controle da doença que será entregue ao Ministro da Saúde. Um espaço de expressão livre e direta, que num pequeno exercício democrático, traduzem os pensamentos e sentimentos destas pessoas.

Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador
De 25/11 a 06/12/2010
Das 8h30 ás 17:30h
Entrada franca