Mostra Pedagógica da CRE Itapuã promove integração escola e comunidade

01 de out de 2007 - dev

O IMEJA abriu suas salas para a participação popular na formação do aluno, abrigando as experiências e trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nesse ano. A CRE Itapuã promoveu, nos dias 28 e 29 de setembro, no Instituto Municipal Prof. José Arapiraca, a Mostra Pedagógica “A Escola Como Ela É”. Com uma intensa participação de pais e da comunidade, as 44 escolas da CRE Itapuã mostraram seus projetos pedagógicos; apresentaram grupos de dança, música e teatro; ofereceram palestras e oficinas livres para o incentivo da educação e profissionalização.

A diretora do IMEJA, Magda Guimarães, demonstrava seu contentamento em meio à produção cultural do alunado. “É sempre gratificante abrir as portas para a comunidade. Esta é uma proposta pedagógica adotada pelo instituto. Os pais participam ativamente do conselho, usam a área de lazer nos finais de semana e contribuem para a manutenção e conservação. Então, quando eventos como esses acontecem, fico feliz em recebê-los para comemorar um projeto pedagógico que está funcionando”, afirmou.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, visitou os stands das escolas participantes e felicitou o estudante Vitor Alves Batista, da Escola Vitória da Conquista, responsável pelo desenho que ilustrou a programação da mostra. Também elogiou a escolha do tema enfatizando que “traduziu fielmente a rede municipal de ensino. A mostra exige muito trabalho, sendo um produto edificado da verdade, pois foi construída pelos alunos, para eles e para a comunidade. É um exemplo do que é vivenciado no dia-a-dia de cada escola presente”, ressaltou.

Exemplos de sucesso foram apresentados, como a Escola Municipal Metodista Suzana Wesley, que apresentou trabalhos de alunos alfabetizados nas séries iniciais e a Escola Cidade Vitória da Conquista, com o incentivo às artes plásticas e o IMEJA, com a participação de pais na conservação do instituto.

A coordenadora da CRE Itapuã, Enaíde Tavares, afirmou que a mostra “é realizada para divulgar que as escolas municipais têm alegria, cultura e educação, produzindo conhecimento. Estamos aqui para valorizar nossos alunos e profissionais”, ressaltou.

Estiveram presentes ainda os presidentes das comissões de Educação da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal, Zílton Rocha e Olívia Santana.