Mulheres afro-descendentes contarão com programa de profissionalização em 2008

15 de maio de 2007 - dev

O senador João Durval encaminhou ontem, dia 14, uma proposta ao Senado que visa integrar à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2008 um programa de suporte a profissionalização e empreendedorismo.

O objetivo é atender mulheres afro-descendentes com renda inferior a um salário mínimo que moram em Salvador. Segundo o IBGE, a capital baiana tem um contingente de 820 mil mulheres negras, sendo que 458 mil têm menos de três anos de estudo e 180 mil não têm nenhum tipo de renda.

Preocupada com esta realidade, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) criou estratégias educacionais para a mulher afro-descendente, através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), lançado no ano passado em parceria com o Ministério Público, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci).

O Fiema tem como finalidade combater a evasão escolar, e lograr a conclusão do ensino fundamental entre as mulheres afro-descendentes que vivem em situação de pobreza. Para isto, estão sendo implantados programas de melhoramento da qualidade do ensino, com adoção de currículos diferenciados, métodos alternativos de educação e gestão de unidades escolares. O Fundo dispõe de 2% da verba da educação para tocar os projetos sociais destinados a melhorar as condições das mulheres negras.