Mulheres dão show de pintura em Salvador

06 de jul de 2009 - dev

Quem passar pelo Viaduto do Politeama vai encontrar o local completamente modificado com ilustrações que levam à população mensagens de paz, solidariedade, valorização do patrimônio público e da figura feminina. Neste domingo (dia 5), um grupo de cerca de 30 artistas de rua de Salvador e outros estados marcou o encerramento do 3º Encontro Nacional de Grafiteiras, com um mutirão de pintura.

O evento, que é uma ação inédita da Bahia, contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e promoveu um intercâmbio entre grafiteiras de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a participação feminina na arte do grafite.

Foram realizadas oficinas temáticas e debates para a realização da Carta de Princípios e Diretrizes sobre a rede de grafiteiras. O material vai unificar o grupo e facilitar o encaminhamento dos projetos, como a criação de sites e realização de encontros.

O momento serviu também para a socialização de informações entre os artistas de rua. O Programa Salvador Grafita foi um dos temas abordados nas reuniões e recebeu muitos elogios dos visitantes. Girliane Pereira, de Natal (RN), afirma desenvolver suas atividades apenas como hobby, já que o seu grupo de 12 grafiteiros não recebe nenhum tipo de financiamento. “Bem que o prefeito de minha cidade podia fazer uma visita em Salvador para ver o sucesso que é o programa aqui. Certamente não seríamos tão discriminados”, concluiu.