Municipal Afrânio Peixoto realiza projeto que reforça o folclore

30 de ago de 2011 - dev

Para ampliar o significado do folclore, que é comemorado no dia 22 de agosto, alunos e professores da Escola Municipal Afrânio Peixoto realizaram, em Sete de Abril, diversas atividades pedagógicas durante todo este mês. As atividades fazem parte do Projeto A’Gosto da Cultura Popular, que este ano tem como tema: A Cultura da cana-de-açúcar.

O projeto propõe que as atividades pedagógicas, em todos os segmentos da escola, sejam relacionadas às variadas formas de cultura popular buscando conhecer as inúmeras contribuições dos nossos ancestrais, dos povos formadores do Brasil, sobretudo dos africanos e índios e suas diversas manifestações culturais.

Os alunos participaram de tudo, desde a arrumação da área física da escola às pesquisas, leitura e produção escrita de textos da literatura popular, brincadeiras e cantigas antigas, teatro de bonecos, simulação de festas populares, apresentação de músicas e danças, exposição de artesanatos, oficinas, festival gastronômico de comidas típicas, cartazes com ditos populares, entre outros.

O evento, aberto ao público, será encerrado nesta quarta-feira (31), com a apresentação de um musical que narra à história de um pai que deixa sua família na zona rural e se muda para São Paulo em busca de uma vida melhor.

A gestora da escola, Rilza Chaves, planejou e executou o projeto com o intuito de despertar o conhecimento para as variadas formas das manifestações culturais brasileiras. “O objetivo principal é promover atividades no âmbito escolar que propiciem aos envolvidos o desenvolvimento da noção de pertencimento social e o reconhecimento da existência da pluralidade cultural brasileira”, explica. A unidade de ensino atende a 680 alunos da educação infantil, ensino fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).