Municipal Antônio Pithon homenageia amigos da escola

30 de set de 2011 - dev

Os amigos da escola da Municipal Professor Antônio Pithon Pinto foram homenageados nesta sexta-feira (30), com um grande encontro numa chácara na Praia do Tubarão. Enfermeiras, médicas, dentistas, psicóloga, terapeuta ocupacional, educadores físicos, policiais e agentes de saúde foram reconhecidos e receberam um certificado pela parceria no fortalecimento e na qualificação dos serviços prestados na unidade de ensino, com ações afirmativas e foco na finalidade social.

A maioria dos profissionais trabalha na Unidade de Saúde da Família de Fazenda Coutos III e realiza atividades na escola como palestras sobre higiene e alimentação saudável. Os alunos também fazem consultas periódicas no posto de saúde e quando é necessário são atendidos na escola por uma psicóloga e uma terapeuta, com a ajuda do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). “As ações desenvolvidas na área de saúde fortalecem o educando, dando melhores condições de aprendizagem. A criança saudável aprende mais”, explica a diretora da escola, Kátia Cilene

Além dos estudantes, 42 idosos do grupo da terceira idade – Saudáveis e Felizes (SAF), são atendidos por esses profissionais por meio do Programa Hiperdia, que acompanha os pacientes com hipertensão e diabetes e realiza a prevenção dessas doenças. O grupo faz atividades físicas duas vezes na semana na quadra da escola, afere a pressão, recebe orientações para uma alimentação saudável e participa de dinâmicas de raciocínio. “Se não tivesse essa parceria, não teria onde fazer uma atividade física. A equipe trabalha direito e nos tratam muito bem”, conta a dona de casa, Eva Ferreira, de 66 anos.

“Com essas ações, os alunos e a comunidade aprendem a cuidar da saúde. Estamos à disposição para atendê-los e se não fosse essa parceria a realização dessas atividades não seria possível, pois não temos estrutura na unidade de saúde para fazer esse trabalho”, esclarece a enfermeira Patrícia Elâne.

Os estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Salvador (Unifacs) e da Uniasselvi também foram certificados pelos trabalhos desenvolvidos com as crianças, como oficinas e avaliação nutricional. Representando a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), estavam presentes no evento a coordenadora do Programa de Educação Esportiva, Ivone Portela e a coordenadora do Programa Mais Educação, Maria de Lourdes.