Municipal Esther Felix é homenageada pelos seus 25 anos

21 de ago de 2009 - dev

Estudantes, professores e comunidade de Fazenda Coutos III participaram, na tarde de quinta-feira (dia 20), na Câmara Municipal, da sessão solene em comemoração aos 25 anos da Escola Municipal Esther Felix da Silva. A cerimônia, presidida pelo vereador e ouvidor-geral da Câmara, Odiosvaldo Vigas, contou com a presença de Marli Jesus Bispo, diretora da escola, Fernando Araújo, assessor especial da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), além da homenageada Esther e outras autoridades.

De acordo com Vigas, o objetivo da sessão é enaltecer o trabalho realizado pela assistente social Esther Felix em prol da comunidade do bairro. “É preciso tornar público a história desta instituição de ensino tão importante para o bairro de Coutos”, frisa.

Em um discurso emocionado, a anfitriã do evento, fez um breve relato sobre a existência da escola, marcada por muitas lutas e conquistas. Esther foi idealizadora da unidade escolar, no momento em que moradores da antiga Malvinas, atual Bairro da Paz, foram transferidos para o bairro de Fazenda Coutos III. Na época, Felix ouviu os desejos da comunidade local e articulou a implantação de uma creche-escola, inicialmente chamada de Escola Recreativa de Coutos.

“Posso dizer que essa assistente social deixou um legado para a comunidade local nesses 25 anos de muita luta, histórias e conquistas, mas, com certeza com muito amor” afirmou Fernando Araújo.

Na ocasião, mais de 30 alunos da escola apresentaram a peça teatral “Uma Escola para Todos”, que conta a história da fundação da unidade. A ex-aluna Élida Nadiele Brito, em seu discurso, afirmou ter orgulho da escola que estruturou ela para a vida. A estudante atualmente estuda nutrição.

O trabalho contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e de personalidades ligados à educação municipal. Desde o dia 10 de julho de 1984, passou a ser designada Escola Municipal Esther Felix da Silva.