Municipal Hercília Moreira recebe o Mário Gusmão vai às Escolas

19 de set de 2011 - dev

Nesta terça-feira (20), a Escola Municipal Hercília Moreira, no Rio Vermelho, recebe a visita do Centro Municipal de Arte Educação e Cultura Mário Gusmão (Ceart), às 8h. Os 315 alunos, entre 4 e 15 anos, participarão das oficinas de artes envolvendo as linguagens de literatura, teatro, dança, jogos e brincadeiras e artes visuais. Já na quinta-feira (21) será a vez do Dia das Famílias.

“É mais um momento de ludicidade e interação entre os alunos e professores, aliado com esse espaço de cultura por meio das linguagens artísticas como dança, teatro e música”, comenta a diretora Maria de Fátima Sacramento.

O Projeto Mário Gusmão vai às Escolas foi idealizado pela Coordenação Regional de Educação (CRE) Orla, que coordena 41 escolas. Desenvolvendo atualmente duas ações, o projeto do Ceart prioriza em cada semana o atendimento por escola: no primeiro dia as atividades são realizadas com a totalidade dos alunos e no segundo dia com as famílias, no chamado Dia das Famílias.

A metodologia consiste em sensibilizar o público alvo com a apresentação da peça Um Amor de Família, criada e interpretada pela equipe de professores do Mário Gusmão, que aborda a importância da presença da família na vida escolar das crianças, assim como as referências ao ator Mário Gusmão, considerado um marco na Arte-Educação na Bahia, justificando a homenagem com a criação do CEART que leva o seu nome.

Em seguida, os alunos participam de oficinas com as linguagens artísticas de dança, teatro, música, jogos e brincadeiras, literatura e artes visuais, culminando com a apresentação dos resultados obtidos e socializados.

Em relação ao Dia da Família, as atividades de artes são desenvolvidas com os responsáveis pelos alunos, numa oficina multidisciplinar, envolvendo todas as linguagens artísticas e o resultado será apresentado à plateia formada pelas crianças, numa oportunidade ímpar de inversão e contemplação.

Os resultados têm mostrado a importância desse tipo de projeto no processo de ensino-aprendizagem, com índices satisfatórios de apropriação de conteúdos, motivação e baixa na evasão escolar.