Municipal Maria Quitéria lança biografia sobre líderes negros

09 de dez de 2009 - dev

Com o objetivo de disseminar a cultura afro-descendente e evidenciar a participação do negro na construção da sociedade brasileira, a Escola Municipal Maria Quitéria, em Brotas, lança amanhã, às 19 horas, o livro Praça Harambe, Líderes Negros. A obra é uma apresentação de dados biográficos de personalidades negras que são trabalhadas durante o ano letivo e em mostras e exposições realizadas no espaço de lazer da escola, batizado de Praça Harambe.

Uma coleção de quadros que homenageia seis líderes negros da atualidade também será lançada durante o evento. A exposição homenageia o secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Soares, que já confirmou presença no evento; a juíza Luislinda Valois; o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira; Cosme de Farias; Martagão Gesteira e Vovó Cici (Nanci de Souza Silva).

A homenagem se estenderá a mãe Hilda, fundadora do Ilê Aiyê, que morreu em setembro deste ano e tem foto estampada na capa do livro. “A partir de ações culturais desenvolvidas como essas podemos juntamente com os alunos compreender a importância e a necessidade de valorizar pessoas que fazem a diferença em nosso meio”, disse Alda Neves, diretora da unidade.

A diretora acrescentou que o objetivo do livro é valorizar líderes negros que inspiram liberdade, democracia, cidadania, musicalidade, cultura, afirmação de identidade, valorização da auto-estima dos alunos e da comunidade em geral, dentre outros atributos. Nesse sentido, a escola já vem trabalhando com os alunos a valorização de diversas personalidades negras, realizando mostras e exposição de quadros na praça de lazer.

Apresentações de peças e musicais relacionados com o tema também fazem parte da programação do evento.