Municipal São Judas Tadeu adota Biblioterapia na Escola

25 de jun de 2009 - dev

Proporcionar um espaço lúdico na escola, favorecer o desenvolvimento das crianças e incentivar a prática da leitura. Estes são os principais objetivos do Projeto Biblioterapia na Escola: a cura pelo livro, desenvolvido pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Liberdade e implementado pela Escola São Judas Tadeu.

A biblioterapia é a prática de leitura adotada com função terapêutica, contemplando a contação de histórias e a interpretação de textos. Segundo a bibliotecária Marisa Santiago, esta técnica tem sido utilizada como um importante instrumento no restabelecimento psíquico de indivíduos com transtornos emocionais. “Diante da dificuldade de aprendizagem identificada, com crianças com distorção em idade/série, esta atividade é importante porque contribui com o processo de socialização, comunicação, expressão e saúde mental delas”, explica.

A partir do mês de julho até o mês de novembro os alunos do 4º ano matutino da Escola São Judas Tadeu terão atividades diferenciadas na carga horária. De acordo com a diretora Leila Cristiane Baraúna, esta turma reúne 17 crianças com idade entre 10 e 14 anos, que estudam na escola há muito tempo e que durante o ano letivo não conseguiram acompanhar o ritmo das atividades. “A biblioterapia será importante para ampliação do vocabulário e da autoestima desses alunos. Não só isso, através de novos exercícios complementares podemos incentivar, também, a frequência escolar”, afirma.

Ainda na opinião de Leila, o Projeto será um sucesso não só na Municipal São Judas Tadeu, mas em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. “Realizamos uma reunião com os pais dos alunos para explicar a atividade e todos eles ficaram animados com a ideia. Eles acreditam na melhoria acadêmica e no desenvolvimento psicológico deles”, conta.

Dentre as diversas tarefas que serão ministradas pelas professoras e a bibliotecária da CRE estão as oficinas de teatro, música, leitura compartilhada, teatro de fantoches e contação de histórias. “A nossa expectativa é chegar ao final do ano letivo com resultados melhores, com aumento no desempenho escolar e perceber o desenvolvimento de cada uma dessas crianças”, finaliza a diretora.