Municipal Xavier Marques comemora Dia de Conscientização do Autismo

03 de abr de 2014 - dev

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) foi comemorado em grande estilo por cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Xavier Marques (Fazenda Grande do Retiro). A programação foi ainda mais especial em homenagem ao autista Israel Souza da Cruz, 9 anos, que cursa o 3º ano e há três anos estuda na escola.

Durante todo o dia a professora Semíramis Moreira, que trabalha na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolveu ações com o auxílio dos demais professores, que se vestiram de azul, cor que simboliza o combate ao preconceito contra as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Cada turma foi levada a sala de AEE para conhecer de perto o trabalho realizado e participar de ações de sensibilização e discussão a partir de slides do livro da “Coleção Fala Menino” do escritor baiano Luis Augusto – que trata sobre diferenças e inclusão através dos seus personagens – e da exibição de um trecho do filme “Uma missão especial”, que mostra os obstáculos enfrentados por uma mãe para superar os preconceitos e mostrar a capacidade de seus filhos gêmeos autistas. Ao final, todos receberam um adesivo comemorativo pelo dia.

“Consideramos de extrema importância que nossos alunos convivam, entendam, respeitem e se relacionem com as diferenças, e em especial, com o autista que tem uma forma peculiar de se socializar, comunicar e se comportar”, comemorou Neuma Pereira, gestora da unidade de ensino.