Municipal Zulmira Torres promove festival de teatro

11 de dez de 2008 - dev

A Escola Municipal Zulmira Torres chega à sua terceira montagem teatral denominada “Mundo dos Chicletes”, e neste sábado (dia 13), às 15h00, promoverá, no auditório do Colégio Estadual Manuel Devoto, o seu I Festival de Teatro.

Na programação está prevista a apresentação dos espetáculos Sofia e os 3 Elementos que integram as peças elaboradas pelo Grupo de Teatro Zulmira Torres. O grupo é composto por 70 estudantes, do 2º ano ao 5º ano, que é responsável pela elaboração e encenação das peças.

De acordo com o professor de teatro, Jorge Borges, os alunos participantes do grupo de teatro passaram por mini-oficinas onde aprenderam a trabalhar expressão corporal, vocal, dicção, improvisação, figurino e cenário. Os temas para as apresentações são variados discutindo desde meio ambiente, até violência, paz e a importância da leitura.

“Através da arte e da linguagem teatral, podemos contribuir e muito para o desenvolvimento da criança, trabalhando os aspectos da realidade e do imaginário”, finalizou o professor de teatro Jorge Borges.

A peça

O “Mundo dos Chicletes” conta a história de um dono de uma fábrica de chicletes que quer ver todo o povo analfabeto. Ele (Gomão) acredita que, se o seu povo continuar alienado, ele sempre será o dono do mundo. E Gomão tem razão. Só a leitura transforma o homem.

Quando Ian, personagem principal, se torna simpatizante dos livros, ele é expulso dos Mundos dos Chicletes e vai buscar ajuda no Mundo das Letras. Lori é sua mais nova amiguinha que o ajudará a enfrentar a ira do Gomão.

Moral da história: é nos livros que conhecemos outros mundos, conseguimos nos entender melhor e aumentarmos cada vez mais os nossos conhecimentos.