Música e literatura na Praça da Lapinha

10 de ago de 2011 - dev

Foto: Angelo Pontes

Cerca de 80 estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Adalgisa Souza Pinto (Lapinha), e da Escola Municipal 15 de Maio (Cajazeiras) tiveram uma tarde diferente e cheia de personagens infantis nesta terça-feira (09). Os alunos participaram da atividade “O que se conta na praça?”, na Praça da Lapinha, junto com a comunidade local.

As bibliotecas móveis Thales de Azevedo e de Extensão (Bibex) foram até a praça e levaram muitas histórias para as crianças, que ganharam um livro no final da atividade. Além de ler, ouvir e contar histórias, os alunos e a comunidade do bairro assistiram as apresentações do Coral dos Educandos da Municipal Vila Vicentina e da peça O Gato Xadrez, dos alunos da Municipal São Roque do Lobato.

O projeto tem tanta receptividade que será realizado em outros bairros. “Nossa intenção é fazer das praças um espaço educativo e já estão marcadas outras atividades nos próximos meses”, conta a coordenadora regional de Educação da Liberdade, Jô Bahia. Em setembro, a comunidade de Cajazeiras será a beneficiada e em outubro será a vez do Subúrbio. “Queremos levar o projeto para a Praça Municipal no fim do ano”, completa.

A iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio do Projeto “Alfabetizando, letrando e contando histórias”, é uma parceria com o Centro de Arte, Cultura e Educação Epifânia Silva e visa fortalecer os vínculos construídos com os livros, leitura e literatura, nas escolas e comunidades onde as unidades estão inseridas, fortalecendo a contação de histórias e vivências com diversas leituras. O projeto é desenvolvido nas escolas que integram as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Liberdade, Subúrbio I e Cajazeiras.