Mutirão de combate a dengue no Engenho Velho de Brotas

20 de maio de 2009 - dev

Os moradores do bairro de Engenho Velho de Brotas receberam hoje (20) a visita dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pedido da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), o Centro de Controle de Zoonoses organizou um mutirão de combate a dengue com a participação, também, dos profissionais da Limpurb e agentes comunitários de saúde que também ofereceram vacinação para idosos.

Além de buscar possíveis focos do mosquito, os participantes distribuíram panfletos na comunidade e orientaram a população sobre formas de evitar a proliferação da doença. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), Eliaci Costa, “o objetivo do mutirão é conscientizar a comunidade sobre a necessidade de ter iniciativas próprias para combater a dengue”.

De acordo com o subcoordenador do PMCD de Brotas, Valter Nascimento, o bairro registrou, no mês de março, o índice de 3,6% de infestação, o sexto maior da cidade. “Essa porcentagem é preocupante porque em fevereiro o LIRA indicou 2,2%, ou seja, mesmo com as diversas ações promovidas pela SMS este número aumentou”, diz.

A SMS identificou que Brotas possui mais focos nos depósitos móveis. Por isso, neste trabalho desenvolvido pelo mutirão, os agentes priorizaram a visita de casas e estabelecimentos para verificar a existência de plantas e recipientes com água e outros possíveis focos. A expectativa é diminuir o índice do LIRA e evitar surto da doença no local.