NACPC realiza Feira de Ciências e Mostra do Conhecimento

28 de out de 2011 - dev

Os alunos do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), que também fazem parte da Escola Municipal Drº. Fernando Montanha Ponde, participaram da II Feira de Ciências e I Mostra do Conhecimento nesta sexta-feira (28), no NACPC, no bairro do Santo Agostinho.

Foram criados, com a ajuda da família e dos pais, brinquedos educativos e jogos pedagógicos a partir de materiais reutilizados. Os alunos construíram ainda uma Estação de Tratamento de Água e trabalharam a cromatografia, técnica utilizada para separar e analisar substâncias de uma mistura.

Além das crianças, 14 mães que também estudam no Núcleo, por meio do Segmento da Educação de Jovens e Adultos (Seja), aprenderam a aproveitar vegetais e frutas na criação de novos pratos de alimentos.

A aluna do Seja, a dona de casa Júlia Bispo, estava muito feliz em ver o trabalho pronto que foi realizado por ela e outras mães durante quase dois meses. “Aprendi a fazer doces com cascas de frutas, a reaproveitar o lixo que antes jogava fora e fiquei feliz de ver minha filha prestando atenção e aprendendo junto comigo”, conta.

Essa atividade é resultado do compromisso com a formação integral das crianças e a integração com o mundo a sua volta. “Para que nossos alunos conseguissem vivenciar todos os assuntos abordados utilizamos a forma lúdica, com cores e barulhos e eles aprenderam de uma forma diferente”, explica a coordenadora pedagógica do Núcleo, Maria Aparecida.

ATENDIMENTO – O NACPC atende 400 crianças e presta assistência às 421 escolas municipais de Salvador. A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), reforçando a luta pela inclusão, apoia a Escola Transitória do Núcleo, que garante às crianças e adolescentes com paralisia cerebral o acesso à educação, à socialização e ao desenvolvimento pleno da cidadania. A Municipal Drº. Fernando Montanha Pondé possui 135 crianças do grupo 4 ao 5º ano com paralisia cerebral.