Neto de Gandhi palestra no Fórum Educação em Primeiro Lugar

27 de jun de 2012 - dev

Castro Alves, Jorge Amado e Milton Santos deram as boas-vindas aos participantes do Fórum Educação em Primeiro Lugar, na abertura realizada ontem no Teatro Castro Alves, em Salvador. Os três baianos, representados como ícones da Educação, fizeram parte das apresentações de arte-educação, surpreendendo o público que lotou o TCA. No palco foram 110 pessoas entre músicos, bailarinos e atores integrantes de grupos, como Companhia Opaxorô da APAE, Grupo PIM, além de corpo de baile selecionado na Fundação Cultural do Estado da Bahia.

O secretário municipal de Educação de Salvador, João Carlos Bacelar, destacou a importância de se repensar os modelos atuais de educação para que o desenvolvimento da sociedade seja integral, ultrapassando os muros das escolas. “Educação é saúde, cidadania, paz e desenvolvimento econômico. Ela é também a solução dos problemas da humanidade e a verdade é que a educação foi negligenciada no nosso País”.

Com o tema Educação para todos, Arun Gandhi foi o primeiro palestrante e ressaltou que a educação pode moldar as pessoas para uma sociedade mais justa e igualitária, que fomente a não-violência. Relembrando lições aprendidas com o avô, Mahatma Gandhi, Arun afirmou que o atual modelo educacional prima mais pelo materialismo do que pelos valores morais. “O atual sistema de educação ajuda a criar uma cultura de violência, algumas que nem percebemos que estamos praticando contra o outro através das nossas palavras e atitudes”, ressaltou ele lembrando que o papel da família é fundamental.

“Precisamos aproveitar este momento, em que o Brasil está no foco para propormos um novo projeto educacional para o País”, afirmou a conteudista do Fórum e especialista em educação, Emília Queiroga, que também participou da cerimônia de abertura. Para contribuir para a construção deste modelo educacional de formação integral para a paz e para o respeito mútuo por meio de práticas pedagógicas voltadas à educação integral que ultrapasse a sala de aula será criado, após as discussões do Fórum, o portal Educação em Primeiro Lugar que será um local de convergência de discussões e troca de experiências sobre ações governamentais e da iniciativa privada.

Nesta quarta-feira, Emília falará sobre a educação dentro da conjuntura macro, social, econômica e histórica, no contexto da globalização.O Fórum Educação em Primeiro Lugar é uma realização da Secretaria Municipal da Educação e ocorre até amanhã no Hotel Pestana. A relação transversal da educação com outros temas como saúde, mídia, tecnologia e sustentabilidade dá a tônica das discussões.