No aniversário da cidade, Candeal ganha escola como presente

01 de abr de 2007 - dev

Pedro Castro Filho

Na data da passagem do 458º aniversário da cidade de Salvador, a Prefeitura, a Pracatum, a Agência de Cooperação Internacional Espanhola e a comunidade do Candeal deram um belo exemplo de como a parceria entre o Poder Público e as representações das comunidades podem melhorar as condições de vida dos moradores da cidade. Hoje (28) foi inaugurada a Escola Municipal Infantil Virgen de La Almudeña, com capacidade para 230 crianças na faixa etária de 02 a 03 anos, funcionando nos turnos matutino e vespertino. Pelas suas características, trata-se de uma unidade escolar modelo para a educação infantil. Com arquitetura moderna e diversidades nas cores, a escola conta com 06 salas de aula; laboratório de informática; brinquedoteca e área verde. Com a inauguração da escola, a rede municipal de ensino conta com 367 unidades escolares.

No seu discurso, o prefeito João Henrique enfatizou que “a construção desta escola é um sonho que atravessou o Oceano Atlântico e se tornou realidade”. Foi decisivo para a construção da escola o apoio financeiro da Agência de Cooperação Internacional Espanhola, além da contrapartida da Prefeitura, da ordem de R$ 80.000,00. Presente à inauguração, a secretária de Estado da Agência de Cooperação Internacional Espanhola, Leire Pajin Araola, elogiou o protagonismo da população do Candeal na formação do seu futuro. A experiência do Candeal ganhou notoriedade na Espanha com a exibição do filme “El Milagro do Candial”, dirigido por Fernando Truela, que também prestigiou a inauguração desta nova unidade escolar do sistema municipal de ensino.

Saudado como embaixador da Bahia e do Brasil pelo prefeito João Henrique, Carlinhos Brown agradeceu ao empenho dos gestores públicos presentes para a concretização da inauguração da Escola Municipal Infantil Virgen de La Almudeña.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, frisou que “a comunidade do Candeal é uma experiência emblemática. Um verdadeiro bairro educador. Agora temos 367 escolas, mas precisamos de mais unidades escolares. E contamos com parceiros como a Pracatum, a comunidade do Candeal e a Agência de Cooperação Internacional Espanhola, que entende o sucesso da educação como um desafio planetário.

Já o secretário municipal de Relações Internacionais, Leonel Leal Neto, avaliou que a “inauguração da Escola Municipal Infantil Virgen De La Almudeña representa um marco significativo das possibilidades que a cidade de Salvador possui em articulação com a Espanha. Esta inauguração é o resultado de mais um esforço do município na busca de parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

A inauguração foi iniciada com apresentação cultural do Coral Pracatum. Logo após, foi descerrada a placa inaugural e autoridades presentes proferiram discursos.

Prestigiaram a inauguração da escola o secretário estadual de Educação, Adeum Sauer; os deputados estaduais Javier Alfaya e Álvaro Gomes; o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Valdenor Cardoso e os vereadores Vanilton Santos; Ariane Carla, Olívia Santana e Aladilce Souza.